APRENDIZAGENS NA DOCÊNCIA: PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Ana Margarida Veiga Simão, Juliana Ribeiro Cigales

Resumo


Este artigo apresenta dois momentos de investigação realizados com dezoito acadêmicas do curso de Pedagogia que participaram, como bolsistas, do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Em uma das etapas do programa, foi realizada uma formação com as bolsistas, tendo como objetivos, no primeiro momento, identificar suas percepções acerca das próprias aprendizagens sobre as práticas de ensino desenvolvidas nas escolas, em decorrência da participação no Pibid; e no segundo momento, confrontar estas percepções com os depoimentos revelados na formação. Nesta ocasião, as bolsistas foram incentivadas a refletirem sobre suas práticas, alicerçadas ao construto da autorregulação da aprendizagem. A análise realizada mostrou que as pibidianas remodelaram seus discursos e práticas em relação aos registros feitos no primeiro momento. Ao estudarem o construto da autorregulação da aprendizagem, refletiram sobre suas práticas e perceberam a necessidade de investirem em estratégias autorregulatórias com as quais potencializaram suas aprendizagens e práticas de ensino realizadas nas classes de alfabetização em que atuaram.


Palavras-chave


Autorregulação da Aprendizagem. Formação docente. Pibid.

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DOI: http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i1p25-44

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