A PEDAGOGIA FREIREANA EM ESCOLAS DE EJA: REINVENÇÃO E LIMITES
Palavras-chave:
educação popular, Paulo Freire, educação de jovens e adultos, políticas públicasResumo
O artigo aborda uma experiência com Educação de Jovens e Adultos na qual Paulo Freire foi o principal referencial teórico, buscando verificar os modos de implementação de uma prática pedagógica na qual durante dez anos a educação popular foi assumida como política pública no governo municipal petista de Gravataí, Rio Grande do Sul. Após introduzir o contexto em que se situa o campo empírico e apresentar a metodologia de pesquisa, são analisados os principais temas que emergiram na pesquisa realizada: atualidade freireana, participação, políticas públicas e juvenilização da EJA. Entre as conclusões destacam-se, como aspectos positivos, a prática da avaliação emancipatória e a conquista de um espaço semanal para a formação permanente dos professores. Como principal limite aponta-se a ausência da participação da própria comunidade na construção da proposta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.