A PEDAGOGIA FREIREANA EM ESCOLAS DE EJA: REINVENÇÃO E LIMITES

Autores

  • Levi Nauter de Mira Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Danilo Romeu Streck Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

educação popular, Paulo Freire, educação de jovens e adultos, políticas públicas

Resumo

O artigo aborda uma experiência com Educação de Jovens e Adultos na qual Paulo Freire foi o principal referencial teórico, buscando verificar os modos de implementação de uma prática pedagógica na qual durante dez anos a educação popular foi assumida como política pública no governo municipal petista de Gravataí, Rio Grande do Sul. Após introduzir o contexto em que se situa o campo empírico e apresentar a metodologia de pesquisa, são analisados os principais temas que emergiram na pesquisa realizada: atualidade freireana, participação, políticas públicas e juvenilização da EJA. Entre as conclusões destacam-se, como aspectos positivos, a prática da avaliação emancipatória e a conquista de um espaço semanal para a formação permanente dos professores. Como principal limite aponta-se a ausência da participação da própria comunidade na construção da proposta.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Levi Nauter de Mira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Licenciado em Letras – português e literatura (ULBRA). Mestre em educação (UNISINOS). Componente do grupo de pesquisa Mediações Pedagógicas e Cidadania - coordenado pelo prof. Dr. Danilo R. Streck.

Danilo Romeu Streck, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS.

Downloads

Publicado

2016-04-11

Como Citar

de Mira, L. N., & Streck, D. R. (2016). A PEDAGOGIA FREIREANA EM ESCOLAS DE EJA: REINVENÇÃO E LIMITES. Revista E-Curriculum, 14(1), 234–256. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/26310

Edição

Seção

Dossiê Temático - "O pensamento de Paulo Freire: legado e reinvenção - uma pesquisa a várias mãos"