A PRESENÇA DE PAULO FREIRE EM PROGRAMAS DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE REDES MUNICIPAIS DE ENSINO DO ESTADO DO PARÁ
Palavras-chave:
Paulo Freire, alfabetização de jovens e adultos, redes de ensino, municípios do ParáResumo
Neste artigo apresenta-se resultados de duas pesquisas sobre a presença de Paulo Freire em Programas de Alfabetização de Jovens e Adultos de Redes Municipais de Ensino do Estado do Pará, realizadas pelo Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) da Universidade do Estado do Pará, em parceria com a Cátedra Paulo Freire da Universidade Católica de São Paulo, projeto “Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção -análise de sistemas públicos de educação a partir dos anos 1990”, financiado pelo CNPq e a Rede Freireana de Pesquisadores. Trata-se de pesquisas qualitativas, nas quais foram realizadas entrevistas com educadores vinculados a Programas de EJA, que possuem a educação freireana como base teórico-metodológica, além de levantamento bibliográfico e documental. O foco deste artigo é para a presença de Paulo Freire na vida pessoal e na prática profissional dos docentes. Um dos resultados é que Paulo Freire está sendo reconstruído pelos educadores em suas práticas, tendo por base princípios freireanos que marcaram sua vida profissional.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.