A PRESENÇA DE PAULO FREIRE EM PROGRAMAS DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE REDES MUNICIPAIS DE ENSINO DO ESTADO DO PARÁ

Autores/as

  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira Universidade do Estado do Pará, Belém
  • Tânia Regina Lobato dos Santos Universidade do Estado do Pará, Belém

Palabras clave:

Paulo Freire, alfabetização de jovens e adultos, redes de ensino, municípios do Pará

Resumen

Neste artigo apresenta-se resultados de duas pesquisas sobre a presença de Paulo Freire em Programas de Alfabetização de Jovens e Adultos de Redes Municipais de Ensino do Estado do Pará, realizadas pelo Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) da Universidade do Estado do Pará, em parceria com a Cátedra Paulo Freire da Universidade Católica de São Paulo, projeto “Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção -análise de sistemas públicos de educação a partir dos anos 1990”, financiado pelo CNPq e a Rede Freireana de Pesquisadores. Trata-se de pesquisas qualitativas, nas quais foram realizadas entrevistas com educadores vinculados a Programas de EJA, que possuem a educação freireana como base teórico-metodológica, além de levantamento bibliográfico e documental. O foco deste artigo é para a presença de Paulo Freire na vida pessoal e na prática profissional dos docentes. Um dos resultados é que Paulo Freire está sendo reconstruído pelos educadores em suas práticas, tendo por base princípios freireanos que marcaram sua vida profissional.

Biografía del autor/a

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará, Belém

Professora e pesquiadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará

Tânia Regina Lobato dos Santos, Universidade do Estado do Pará, Belém

Pós-doutora em Educação pela PUC-RIO. Doutora em Educação pela PUC-SP. Professora Titular, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e membro do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará.

Publicado

2016-04-11

Número

Sección

Dossiê Temático - "O pensamento de Paulo Freire: legado e reinvenção - uma pesquisa a várias mãos"