A FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Palavras-chave:
Formação inicial docente, Pibid, estágio curricular supervisionado, educação básica públicaResumo
Este artigo representa um recorte de uma pesquisa de mestrado e teve como objetivo principal analisar as concepções que norteiam o Estágio Curricular Supervisionado e o Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência - PIBID. Objetivamos entender se o PIBID enquanto atividade de iniciação a docência pode ser considerado como Estágio Curricular Supervisionado. Para tanto foi realizada uma abordagem qualitativa por meio de pesquisa documental, de estudos da literatura sobre a formação inicial de professores e de documentos oficiais analisando as concepções e ações que norteiam o Estagio Curricular Supervisionado e o PIBID. Foram considerados os aspectos teóricos que influenciam direta ou indireta os processos de formação docente; a política de formação de professores, os instrumentos legais que fundamentam o PIBID e o Estágio Curricular Supervisionado. O lócus do trabalho foi o estágio nas licenciaturas e o PIBID desenvolvido pela PUC/SP. Esta pesquisa revelou que o PIBID e o Estágio Curricular Supervisionado, apresentam semelhanças quanto aos princípios estruturantes entre elas a: conexão entre teoria e prática, a pesquisa como estratégia de reflexão na e sobre a ação, aproximação das instituições formadoras IESs e Escolas Públicas de Educação Básica e a desmistificação da cultura de superioridade de uma sobre a outra e desta forma contribuiu para a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura. Por outro lado as condições objetivas de realização dos programas os diferenciam a saber: o Estágio Curricular Supervisionado dispõe de um menor tempo e vínculo diferenciado com as escolas e não necessariamente diretos com professores de Educação Básica, utilizar um tempo menor e se fundamenta basicamente na observação, enquanto no PIBID há o trabalho coletivo e colaborativo inter cursos desde o seu planejamento até a sua avaliação, envolvendo obrigatoriamente não só os licenciandos como os professores das IESs e Escolas de Educação Básica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.