A FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Autores/as

  • Neide Aquino Noffs Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Regina Célia Cola Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palabras clave:

Formação inicial docente, Pibid, estágio curricular supervisionado, educação básica pública

Resumen

Este artigo representa um recorte de uma pesquisa de mestrado e teve como objetivo principal analisar as concepções que norteiam o Estágio Curricular Supervisionado e o Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência - PIBID. Objetivamos entender se o PIBID enquanto atividade de iniciação a docência pode ser considerado como Estágio Curricular Supervisionado. Para tanto foi realizada uma abordagem qualitativa por meio de pesquisa documental, de estudos da literatura sobre a formação inicial de professores e de documentos oficiais analisando as concepções e ações que norteiam o Estagio Curricular Supervisionado e o PIBID.  Foram considerados os aspectos teóricos que influenciam direta ou indireta os processos de formação docente; a política de formação de professores, os instrumentos legais que fundamentam o PIBID e o Estágio Curricular Supervisionado.  O lócus do trabalho foi o estágio nas licenciaturas e o PIBID desenvolvido pela PUC/SP. Esta pesquisa revelou que o PIBID e o Estágio Curricular Supervisionado, apresentam semelhanças quanto aos princípios estruturantes entre elas a:  conexão entre teoria e prática, a pesquisa como estratégia de reflexão na e sobre a ação, aproximação das instituições formadoras IESs e Escolas Públicas de Educação Básica e a desmistificação da cultura de superioridade de uma sobre a outra e desta forma contribuiu para a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura. Por outro lado as condições objetivas de realização dos programas os diferenciam a saber: o Estágio Curricular Supervisionado dispõe de um menor tempo e vínculo diferenciado com as escolas e não necessariamente diretos com professores de Educação Básica, utilizar um tempo menor e se fundamenta basicamente na observação, enquanto no PIBID há o trabalho coletivo e colaborativo inter cursos desde o seu planejamento até a sua avaliação, envolvendo obrigatoriamente não só os licenciandos como os professores das IESs e Escolas de Educação Básica.

Biografía del autor/a

Neide Aquino Noffs, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Psicopedagoga. Professora Titular do Departamento Formação Docente, Gestão e Tecnologias. Coordenadora do PIBID-PUC/SP. Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados Educação: Currículo na linha de pesquisa Formação de Educadores. Diretora da Faculdade de Educação. Gestão 2014-2017.

Regina Célia Cola Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, Supervisor Escolar na Secretaria de Educação da Prefeitura do Município de São Paulo. Experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Formação de Professores.

Publicado

2016-04-11

Número

Sección

Artigos