EXPANDINDO A DINÂMICA DO PODER: FREIRE E A POLÍTICA RACIAL NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Michael W. Apple University of Wisconsin, Madison

Palavras-chave:

Paulo Freire, raça, poder, educação crítica, currículo emancipatório

Resumo

Paulo Freire e eu, em muitos diálogos, passamos horas discutindo a importância não só de intervenções teóricas, mas também da importância crucial da práxis, de intervir nas vidas diárias de realidades culturais e pedagógicas e de deixar essas intervenções responderem ao trabalho político e teórico que se busca desenvolver. Infelizmente, muitos "teóricos críticos" da educação têm esquecido da necessidade de tal ação. A teoria “domina”, com pouca correção advinda das realidades de instituições de reais, em comunidades reais, em lutas reais. As lutas de afro-brasileiros contra a subjugação não eram abstrações para Freire. Ele as via como parte das lutas necessárias contra a dominação. Neste artigo, ainda que Freire não esteja mais presente, quero continuar o diálogo com ele sobre a questão racial. Uma vez que ele insistia em que nos concentremos em nossas próprias experiências diárias, vou dirigir a minha atenção para as realidades da questão racial em nações com as quais estou mais familiarizado, embora eu também deva me referir ao Brasil, Portugal e outros lugares. Minha base epistemológica será decididamente freireana. Quero interrogar a "cultura do silêncio" em que vivemos, de modo que ela possa ser transformada. Aqueles de nós que estão comprometidos com políticas e práticas educacionais emancipatórias e anti-racistas, seriam perspicazes ao dirigir sua crítica não só aos efeitos raciais sobre os mercados e padrões culturais, mas também para as formas criativas utilizadas por movimentos neo-liberais e neo-conservadores para convencer muitas pessoas de que essas políticas são meramente tecnologias neutras, que nos ajudarão a tornar a educação mais eficiente e eficaz.

Biografia do Autor

Michael W. Apple, University of Wisconsin, Madison

Michael W. Apple é o Professor da Cadeira John Bascom de Currículo e Instrução e Estudos de Políticas da Educação da Universidade de Wisconsin, Madison. Ele também detém o títulos de Professor Ilustre na Universidade de Manchester e em um número de universidades na China. Um ex-professor de escola primária e secundária, e ex-presidente de um sindicato dos professores, ele tem trabalhado com sistemas de ensino, governos, universidades, ativistas e grupos dissidentes, em todo o mundo, para democratizar a pesquisa, a política e a prática educacional. O professor Apple tem escrito extensamente sobre as políticas de reforma educacional e sobre a relação entre cultura e poder. Entre seus livros mais recentes estão: The Routledge International Handbook of Critical Education (2009); Global Crises, Social Justice, and Education (2010); Knowledge, Power, and Education (2013); and Can Education Change Society? (2013).

Downloads

Publicado

2016-04-12

Edição

Seção

Dossiê Temático - "O pensamento de Paulo Freire: legado e reinvenção - uma pesquisa a várias mãos"