EXPANDINDO A DINÂMICA DO PODER: FREIRE E A POLÍTICA RACIAL NA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Michael W. Apple University of Wisconsin, Madison

Palabras clave:

Paulo Freire, raça, poder, educação crítica, currículo emancipatório

Resumen

Paulo Freire e eu, em muitos diálogos, passamos horas discutindo a importância não só de intervenções teóricas, mas também da importância crucial da práxis, de intervir nas vidas diárias de realidades culturais e pedagógicas e de deixar essas intervenções responderem ao trabalho político e teórico que se busca desenvolver. Infelizmente, muitos "teóricos críticos" da educação têm esquecido da necessidade de tal ação. A teoria “domina”, com pouca correção advinda das realidades de instituições de reais, em comunidades reais, em lutas reais. As lutas de afro-brasileiros contra a subjugação não eram abstrações para Freire. Ele as via como parte das lutas necessárias contra a dominação. Neste artigo, ainda que Freire não esteja mais presente, quero continuar o diálogo com ele sobre a questão racial. Uma vez que ele insistia em que nos concentremos em nossas próprias experiências diárias, vou dirigir a minha atenção para as realidades da questão racial em nações com as quais estou mais familiarizado, embora eu também deva me referir ao Brasil, Portugal e outros lugares. Minha base epistemológica será decididamente freireana. Quero interrogar a "cultura do silêncio" em que vivemos, de modo que ela possa ser transformada. Aqueles de nós que estão comprometidos com políticas e práticas educacionais emancipatórias e anti-racistas, seriam perspicazes ao dirigir sua crítica não só aos efeitos raciais sobre os mercados e padrões culturais, mas também para as formas criativas utilizadas por movimentos neo-liberais e neo-conservadores para convencer muitas pessoas de que essas políticas são meramente tecnologias neutras, que nos ajudarão a tornar a educação mais eficiente e eficaz.

Biografía del autor/a

Michael W. Apple, University of Wisconsin, Madison

Michael W. Apple is the John Bascom Professor of Curriculum and Instruction and Educational Policy Studies at the University of Wisconsin, Madison. He also holds Distinguished Professorships at the University of Manchester and a number of universities in China.  A former elementary and secondary school teacher and past-president of a teachers union, he has worked with educational systems, governments, universities, and activist and dissident groups throughout the world to democratize educational research, policy, and practice. Professor Apple has written extensively on the politics of educational reform and on the relationship between culture and power.  Among his recent books are: The Routledge International Handbook of Critical Education (2009); Global Crises, Social Justice, and Education (2010); Knowledge, Power, and Education (2013); and Can Education Change Society? (2013).

Publicado

2016-04-12

Número

Sección

Dossiê Temático - "O pensamento de Paulo Freire: legado e reinvenção - uma pesquisa a várias mãos"