206 HISTÓRIAS: A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO EM 40 ANOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: CURRÍCULO

Autores

  • Maria da Graça Moreira da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo
  • Fernando José de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo

Palavras-chave:

educação, currículo, novas tecnologias na educação, tecnologias da informação e comunicação, cultura digital

Resumo

À altura dos 40 anos do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo, este artigo apresenta uma resenha de suas pesquisas na área do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos espaços curriculares. Os espaços curriculares são tratados como os ambientes de conhecimento criados em universidades, em locais públicos de cultura, em escolas regulares, em programas de atendimento a pessoas com deficiências físicas, em elaboração de jogos educacionais, em macroprogramas de formação de educadores, entre outros. A pesquisa teve início com a montagem de um banco de dados das teses e dissertações concluídas entre 1975-2014, a partir da análise de suas palavras-chave, resumos e títulos. O trabalho revela um amplo leque de esforços, competências, equipes envolvidas, instituições revisadas, teorias debatidas e aprofundadas, campos de inovações para a educação a partir do crescimento, disseminação e evolução das TIC na sociedade e nos sistemas de educação formal, especialmente. As investigações debruçaram-se na análise da aprendizagem e ensino; no papel do professor; nas denúncias dos equívocos do uso das tecnologias como panaceia; no uso das TIC como mero consumo de novidades; nas validações – ou não – de políticas públicas e nas potencialidades antevistas para seu uso. O mais marcante, no entanto, é o número de pesquisadores, suas proveniências de diferentes campos profissionais, seus territórios e seus olhares interdisciplinares. Os quadros sinóticos apresentados permitem ao leitor um discorrer sobre a própria história do pensamento educacional brasileiro, suas políticas e suas expectativas de futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria da Graça Moreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora da PUC-SP onde atua na Linha de Pesquisa Novas Tecnologias na Educação do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo.

Fernando José de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo

Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da PUC-SP onde atua na Linha de Pesquisa Novas Tecnologias na Educação do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Edição

Seção

Dossiê Temático - "Web Currículo: contexto, aprendizado e conhecimento"