(RE)CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EM AÇÃO: ELEMENTOS PROPICIADORES E CERCEADORES DA AUTONOMIA DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p831-856Palavras-chave:
Currículo, autonomia docente, currículo em açãoResumo
Este trabalho analisa como se configura a autonomia do professor no processo de (re)construção do currículo escolar, no ensino Fundamental I, de uma Escola Municipal do interior de Minas Gerais. O estudo fundamenta-se na concepção de currículo enquanto projeto e na compreensão do papel ativo do professor que se configura na possibilidade e/ou autonomia, que ele tem de transformar o currículo prescrito em momentos de construção de conhecimentos e de aprendizagens mais significativas para si mesmo e para seus alunos. Este trabalho está respaldado pelos pressupostos da pesquisa qualitativa com o enfoque na análise de conteúdo utilizando-se da análise documental, a observação participante de reuniões pedagógicas e entrevistas semiestruturadas, como instrumentos para a coleta de informações. A partir da interpretação, categorização e análise dos dados foi possível constatar que a legislação brasileira assegura a participação e a autonomia do professor no processo de (re)construção do currículo no cotidiano escolar. Entretanto, nota-se tentativas de cerceamento dessa autonomia, principalmente quando o currículo oficial é assumido sem a devida contextualização; verifica-se, também, que os professores exercem a autonomia no momento do currículo em ação, tendo em vista o processo de aprendizagem de seus alunos. Assim, conclui-se que o exercício da autonomia na (re)construção do currículo no cotidiano escolar constitui-se em um jogo de força e de poder entre as esferas legais, administrativas e pedagógicas, no qual os professores projetam suas possibilidades de autonomia profissional e modelam o projeto originário por meio do planejamento e da execução das atividades.
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