<strong>POLÍTICAS PÚBLICAS E REFORMAS CURRICULARES: AS ESCOLAS PRIMÁRIAS NO PARANÁ NA PRIMEIRA REPÚBLICA</strong>

Autores

  • Maria Cecília Marins de Oliveira Universidade Federal do Paraná.

Palavras-chave:

curriculum guidelines, methods, primary teaching.

Resumo

O estudo procurou analisar o ensino primário das escolas públicas paranaenses, no período político da Primeira República, considerando os aspectos de ordem política, econômica, administrativa e legislativa do Estado que possibilitaram o desenvolvimento na área do ensino, além das influências externas e internas que repercutiram na formação da sociedade em geral. As transformações sociais, econômicas e políticas refletiram-se nas políticas de educação dos governos, direcionadas às mudanças na organização das escolas com a criação de grupos escolares, às quais seguiram-se modificações nos currículos e métodos de ensino previstos nos regulamentos. As mudanças foram acompanhadas de indicações de livros e distribuição pelo governo e de investimentos em equipamentos que contemplaram, principalmente, os grupos escolares. Os novos métodos de ensino procuraram compatibilizar as novas diretrizes curriculares a um melhor aprendizado da população infantil e à uniformização do ensino nas escolas públicas. O conhecimento dessas inovações demandou o levantamento de fontes originais, constituído de relatórios, legislação e ofícios, e o emprego do método histórico, com a aplicação das técnicas da heurística, da hermenêutica e da síntese, visando criar a realidade escolar de determinado período histórico, e do método comparativo para estabelecer correlações entre legislações para permitir a análise entre os diferentes regulamentos. Dessa maneira, buscou-se retratar o desenvolvimento do ensino, por meio dos dispositivos curriculares e metodológicos previstos na legislação, para evidenciar a prática pedagógica realizada nas escolas públicas.

Biografia do Autor

Maria Cecília Marins de Oliveira, Universidade Federal do Paraná.

Titulação acadêmica e atividade profissional: Graduação. Curso de Pedagogia. Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná. Curso de Direito. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-Graduação. Mestre em História do Brasil - História Social. Departamento de História, do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná. Doutora em Educação. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. - Atividade na graduação: Professora no Curso de Pedagogia do Setor de Educação da UFPR. Professora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Campos de Andrade – Uniandrade Professora do Curso de Direito da Uniandrade. - Atividade na Pós-Graduação: Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Linha de Pesquisa: Educação, saúde e trabalho.

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Publicado

2010-07-04

Edição

Seção

Artigos