<strong>FORMAÇÃO DOCENTE: DA TEORIA À PRÁTICA, EM UMA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA</strong>

Autores

  • Marinalva Veras Medeiros UFPI

Palavras-chave:

Formação Docente. Práxis. Racionalidade Técnica. Sócio-Histórica. Prática Reflexiva.

Resumo

No sentido de compreender a relação teórico-prática desenvolvida pelos professores na construção de saberes em salas de aulas, enfocamos neste estudo como tema principal a formação docente, dentro de uma perspectiva de práxis transformadora. Para atingirmos este objetivo procuramos apreender o envolvimento das teorias educacionais discutidas nos cursos de formação de professor com as práticas docentes experienciadas em sala de aula. Com o propósito de refletir acerca desta temática, perguntamo-nos: Como os saberes docentes são elaborados, re-elaborados e apropriados pelo professor? Como os estudos teóricos que ocorrem nos centros de formação docente podem ser mediados na sala de aula, campo real de atuação do professor? Para responder a estes questionamentos, utilizamos os recursos da pesquisa bibliográfica, objetivando a elaboração de um referencial de análise para obtermos uma compreensão consistente da práxis docente enquanto transformadora.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marinalva Veras Medeiros, UFPI

Carmen Lúcia de Oliveira Cabral Doutora (UFRN) e Mestre (UFPI) em Educação. Professora da Universidade Federal do Piauí, no Departamento de Fundamentos da Educação. Campus Petrônio Portela . Marinalva Veras Medeiros Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação – UFPI. (2005). Supervisão do Programa Aceleração da Aprendizagem na Rede Municipal de Ensino de Teresina.

Downloads

Como Citar

Medeiros, M. V. (2010). <strong>FORMAÇÃO DOCENTE: DA TEORIA À PRÁTICA, EM UMA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA</strong>. Revista E-Curriculum, 1(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3122

Edição

Seção

Artigos