<strong>FORMAÇÃO DOCENTE: DA TEORIA À PRÁTICA, EM UMA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA</strong>

Autores/as

  • Marinalva Veras Medeiros UFPI

Palabras clave:

Formação Docente. Práxis. Racionalidade Técnica. Sócio-Histórica. Prática Reflexiva.

Resumen

No sentido de compreender a relação teórico-prática desenvolvida pelos professores na construção de saberes em salas de aulas, enfocamos neste estudo como tema principal a formação docente, dentro de uma perspectiva de práxis transformadora. Para atingirmos este objetivo procuramos apreender o envolvimento das teorias educacionais discutidas nos cursos de formação de professor com as práticas docentes experienciadas em sala de aula. Com o propósito de refletir acerca desta temática, perguntamo-nos: Como os saberes docentes são elaborados, re-elaborados e apropriados pelo professor? Como os estudos teóricos que ocorrem nos centros de formação docente podem ser mediados na sala de aula, campo real de atuação do professor? Para responder a estes questionamentos, utilizamos os recursos da pesquisa bibliográfica, objetivando a elaboração de um referencial de análise para obtermos uma compreensão consistente da práxis docente enquanto transformadora.

Biografía del autor/a

Marinalva Veras Medeiros, UFPI

Carmen Lúcia de Oliveira Cabral Doutora (UFRN) e Mestre (UFPI) em Educação. Professora da Universidade Federal do Piauí, no Departamento de Fundamentos da Educação. Campus Petrônio Portela . Marinalva Veras Medeiros Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação – UFPI. (2005). Supervisão do Programa Aceleração da Aprendizagem na Rede Municipal de Ensino de Teresina.

Número

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Artigos