PROVOCANDO MUDANÇAS NO CURRÍCULO ATRAVÉS DAS TIC E ESTABELECENDO PARCERIA COM O PROJETO SCIENCE UPD8 NA INGLATERRA E BRASIL

Alexandra Lilavati Pereira Okada

Resumo


A intenção desse artigo é discutir alguns aspectos relevantes decorrente de reflexões teórico-empíricas sobre o uso das TIC como caminho de provocar mudanças no currículo. Para isso, analisamos o projeto “Science UPD8” desenvolvido pela Universidade Sheffield no Reino Unido que trata de uma rede colaborativa de cientistas, professores e alunos. Além disso,discutimos sobre o workshop “Aprendizagem de Ciência do século 21” realizado em São Paulo em 2004. Inicialmente, apresentamos o contexto educacional da área de ciências no Reino Unido. Em seguida, mostramos como “Science UPD8” foi concebido e tem sido utilizado. Então, discutimos sobre mudanças no currículo através das TIC. E, finalmente concluímos esse trabalho com a análise do workshop no Brasil destacando alguns aspectos importantes: leitura consciente-crítica e ético-científica, autonomia, co-autoria e uso das TIC como meio de ampliar a rede viva da aprendizagem.

Palavras-chave


Mudanças curriculares. TIC. Leitura ético-científica. Rede de aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

  • Nacionais

CNEN LivRe        Periódicos CAPES        Educ@        IBICT

  •  Internacionais

Latindex        Dialnet      DOAJ      Google Acadêmico       REDALyC

SJLibrary.org            UNC University Libraries             WorldCat