<strong>PROVOCANDO MUDANÇAS NO CURRÍCULO ATRAVÉS DAS TIC E ESTABELECENDO PARCERIA COM O PROJETO SCIENCE UPD8 NA INGLATERRA E BRASIL</strong>

Autores

  • Alexandra Lilavati Pereira Okada PUC-SP

Palavras-chave:

Mudanças curriculares. TIC. Leitura ético-científica. Rede de aprendizagem.

Resumo

A intenção desse artigo é discutir alguns aspectos relevantes decorrente de reflexões teórico-empíricas sobre o uso das TIC como caminho de provocar mudanças no currículo. Para isso, analisamos o projeto “Science UPD8” desenvolvido pela Universidade Sheffield no Reino Unido que trata de uma rede colaborativa de cientistas, professores e alunos. Além disso,discutimos sobre o workshop “Aprendizagem de Ciência do século 21” realizado em São Paulo em 2004. Inicialmente, apresentamos o contexto educacional da área de ciências no Reino Unido. Em seguida, mostramos como “Science UPD8” foi concebido e tem sido utilizado. Então, discutimos sobre mudanças no currículo através das TIC. E, finalmente concluímos esse trabalho com a análise do workshop no Brasil destacando alguns aspectos importantes: leitura consciente-crítica e ético-científica, autonomia, co-autoria e uso das TIC como meio de ampliar a rede viva da aprendizagem.

Biografia do Autor

Alexandra Lilavati Pereira Okada, PUC-SP

Profa. Dra. Alexandra Lilavati Pereira Okada - Pesquisadora do Knowledge Media Institute - The Open University - Reino Unido. Coordenadora do curso "Uso de Software na Pesquisa Qualitativa" PUC-SP COGEAE Online. Diretora da Empresa "Compart - Comunicação e Projetos Arte Final". Prof. Dr. Tony Sherborne - Diretor Criativo do Centro de Educação de Ciências da Universidade de Sheffield - Reino Unido. Criador do Portal do Science UPD8. "Diretor da Empresa Cracking Science".

Downloads

Publicado

2010-07-04

Edição

Seção

Artigos