POSSIBILIDADES EMANCIPATÓRIAS NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL: DIÁLOGOS ENTRE A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A EDUCAÇÃO POPULAR

Autores

  • Cheron Zanini Moretti Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Cristina Luisa Bencke Vergütz Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Aline Mesquita Corrêa Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p821-841

Palavras-chave:

Possibilidades Emancipatórias. Escola Família Agrícola. Pedagogia da Alternância. Educação Popular. Educação do Campo.

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral compreender como acontecem as possibilidades emancipatórias na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC), situada na Região do Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul. Para tanto, apresentamos aspectos de contexto histórico em que se inserem a Pedagogia da Alternância e a Educação Popular buscando compreender o encontro entre ambas na realidade brasileira. Em seguida, o diálogo entre a alternância no tempo-espaço-escola/tempo-espaço-campo com a intencionalidade política na experiência dessa escola. A partir da realização de observação participante, de entrevistas semiestruturadas e de análise a partir de uma perspectiva freireana, pudemos sistematizar e compreender a essência desse fenômeno educativo por meio das relações dialéticas entre: do-discência e práxis; educação e trabalho; saber e experiência; e, conhecimento e humanização como indicadores da emancipação na educação do campo na EFASC.

Biografia do Autor

Cheron Zanini Moretti, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Licenciada em História nessa mesma universidade. Professora e pesquisadora na Linha de Pesquisa: Educação, Trabalho e Emancipação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Cristina Luisa Bencke Vergütz, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutoranda em Educação na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Bolsista CAPES-Taxa. Mestra em Educação, Pós-Graduada em Supervisão Escolar, Graduada em Pedagogia nessa mesma IES. Coordenadora Pedagógica da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC). Endereço: Rua Dom Antônio Reis, 308. Linha Santa Cruz, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Aline Mesquita Corrêa, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Graduada em Pedagogia Licenciatura pela mesma instituição. Professora de Educação Infantil pela Prefeitura Municipal de Sobradinho, Rio Grande do Sul. Graduanda em Letras/ Português/Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

ARROYO, Miguel Gonzáles. Diversidade. In: CALDART, Roseli Salete. PEREIRA, Isabel Brasil. ALENTEJANO, Paulo. FRIGOTTO, Gaudêncio. Dicionário da Educação do Campo. Expressão Popular, 2012. p. 229-237.

BOGO, Ademar. Identidade e Luta de Classes. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

CAGLIARI, Rogério. A presença da família camponesa na Escola Família Agrícola: o caso de Olivânia. 2013. 563f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória. 2013.

CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo. In: CALDART, Roseli Salete. PEREIRA, Isabel Brasil. ALENTEJANO, Paulo. FRIGOTTO, Gaudêncio. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2012. p.259-257.

______. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, Miguel, CALDART, Roseli, MOLINA, Mônica C. (Org.). Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

COSTA, João Paulo Reis. Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul -EFASC: uma contribuição ao desenvolvimento da região do Vale do Rio Pardo a partir da Pedagogia da Alternância. 2012. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, 2012.

ETGES, Virgínia Elisabeta. A região no contexto da globalização: o caso do Vale do Rio Pardo. In: VOGT, Olgário e SILVEIRA, Rogério. Vale do Rio Pardo: (re)conhecendo a região. Santa Cruz do Sul, RS: EDUNISC, 2001.

FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA (FEE). Disponibiliza informações e dados estatísticos sobre o Rio Grande do Sul. Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Disponível em:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

______. Educação como prática da liberdade. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

______. A educação na cidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

______. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1994.

______. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAS. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

NASCIMENTO, Claudemiro Godoy. A educação camponesa como espaço de resistência e recriação da cultura: um estudo sobre as concepções e práticas educativas da Escola Família Agrícola de Goiás - EFAGO. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, 2005.

PALUDO, Conceição. Educação Popular. In: CALDART, Roseli S.; et al (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Expressão Popular, 2012, p. 280-285.

RIBEIRO, Marlene. Emancipação versus cidadania. In: CALDART, Roseli Salete. PEREIRA, Isabel Brasil. ALENTEJANO, Paulo. FRIGOTTO, Gaudêncio. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2012. p. 301-306.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Disponível em: <http://www.ces.uc.pt/bss/documentos/sociologia_das_ausencias.pdf>. Acesso em: 12 mai.2016.

SAVINI, Dermeval. Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v.12, n. 34, p. 152-165, jan/abr. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf>. Acesso em: 12 mai.2016.

THOMPSON, Edward P. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação: o positivismo, a fenomenologia, o marxismo. São Paulo: Atlas, 1987.

VARGAS, Marco Antônio; OLIVEIRA, Bruno Ferreira de. Estratégias de Diversificação em Áreas de Cultivo de Tabaco no Vale do Rio Pardo: uma análise comparativa. Revista de Economia e Sociologia Rural, Piracicaba, SP, v. 50, n.1, p. 175-192, Jan/Mar. 2012. Disponível: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032012000100010>. Acesso em: 12 mai. 2016.

VERGUTZ, Cristina Luisa Bencke. Aprendizagens na Pedagogia da Alternância da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. 2013. 172f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, 2013.

Downloads

Publicado

2017-09-29

Edição

Seção

Artigos