<strong>EDUCAÇÃO, INOVAÇÃO E O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO</strong>

Autores

  • Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis PUC-SP, Campinas

Palavras-chave:

Professor Universitário, Inovação, Qualidade

Resumo

O presente texto trata da posição do professor universitário como profissional com relação às exigências presentes nos paradigmas emergentes, principalmente àquele voltado para a inovação de qualidade. Para tanto é realizado um esboço do quadro atual acerca do ato de “inovar”, o qual é indissociável do ato de “pesquisar”, seguido de uma reflexão sobre a figura do professor do ensino superior buscando as vertentes legislativas e pedagógicas e finalizando com uma apreciação acerca do trabalho inovador de qualidade do profissional em questão. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós-graduação Educação: Currículo Revista E-Curriculum http://www.pucsp.br/ecurriculum Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 2, n. 3, dez. 2006. http://www.pucsp.br/ecurriculum Problematiza-se a atividade docente no ensino superior, que é, legal e institucionalmente, mal definida, diante de necessidades didático-pedagógicas desconhecidas porém importantes e das quais se cobram inovação de qualidade.

Biografia do Autor

Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis, PUC-SP, Campinas

Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis: Formada em Pedagogia pela PUC-Campinas, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação também da PUC-Campinas, e segundo anista do curso de Direito da mesma Instituição. Mantenedora do Instituto de Educação Anna Vasquez. Maria Eugênia L. M. Castanho: Mestre e doutora em educação, na área de Metodologia de ensino, pela UNICAMP. Pedagoga de formação leciona no curso de Pedagogia e no mestrado em educação da PUC-Campinas. É atualmente coordenadora do mestrado em educação da mesma instituição. É líder de grupo de Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 2, n. 3, dez. 2006. http://www.pucsp.br/ecurriculum pesquisa cadastrado no CNPq, publica geralmente pela Editora Papirus e pela Alínea. É co-autora do livro Repensando a didática que se encontra em 22ª. edição. Pertence a vários conselhos editoriais, inclusive o conselho internacional da revista virtual Heuresis, dirigida por José Félix Ângulo Rasco, na Espanha. É presidente do Conselho brasileiro do Fórum para a educação internacional: integração e desenvolvimento, com sede no Chile.

Downloads

Publicado

2010-07-04

Edição

Seção

Artigos