<strong>A FONTE EPISTEMOLÓGICA DO CURRÍCULO, REFERÊNCIA IMPRESCINDÍVEL PARA O DESENHO DE UMA CARREIRA DIRECIONADA Á INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA</strong>

Autores

  • Rebeca Vega Miche Universidad de La Habana. Cuba

Palavras-chave:

Currículo, Epistemologia, Pesquisa científica, Ciência

Resumo

O currículo aceita de outras disciplinas, como a sociologia, a psicologia, a pedagogia e a epistemologia, idéias e princípios que se erigem como seu fundamento teórico. Geralmente o referente epistemológico tem sido pouco abordado na literatura, mesmo seja especialmente importante nas carreiras universitárias orientadas a formação de pesquisadores nas áreas científicas. Nesse artigo estuda-se a fundamentação epistemológica do currículo a partir da compreensão social das Ciências. Os diferentes níveis em que pode ser compreendida a Ciência permitem a derivação de princípios metodológicos a ter em conta na elaboração desse tipo de carreiras, assim como suas possíveis dimensões de aplicação.

Biografia do Autor

Rebeca Vega Miche, Universidad de La Habana. Cuba

Vega Miche, Rebeca. Doctora en Ciencias Pedagógicas. Profesora Titular. Presidente de la Comisión Nacional de la Carrera de Química. Facultad de Química. Asesora de la Dirección Docente Metodológica. Universidad de La Habana. Cuba Email: vega@fq.uh.cu Corral Ruso, Roberto Doctor en Ciencias Psicológicas. Profesor Titular. Presidente de la Comisión Nacional de la Carrera de Psicología. Facultad de Psicología. Universidad de La Habana. Cuba Email: rcorral@psico.uh.cu

Downloads

Edição

Seção

Artigos