<strong>PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE) E SUA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO</strong>

Autores

  • Maria Ireide Andrade de Queiroz Professora município de Manaus.

Palavras-chave:

Descentralização, Educação, Abandono Escolar, Gestão Escolar

Resumo

As preocupações sobre a qualidade do ensino motivaram o desenvolvimento desta pesquisa. Constitui-se como objeto de investigação os resultados do plano de desenvolvimento da escola (PDE) que é de grande importância para a compreensão dos investimentos financiados por instituições internacionais, com o objetivo de solucionar problemas como a repetência, evasão e a má qualidade do ensino do sistema educacional brasileiro. A metodologia a ser utilizada nesta pesquisa contou com os seguintes instrumentos: pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. Com abordagem quantitativo-qualitativa que atende aos interesses desta investigação. O estudo apresentou alguns dados que permitiram uma reflexão sobre o programa FUNDESCOLA e seu principal produto PDE, que é impregnado de conceitos como descentralização, autonomia e participação. Os principais resultados apontaram que uma das causas do abandono escolar é o burnout: síndrome da desistência, e que o modelo de gestão instituído pelo PDE não atende seu objetivo de solucionar problemas como a repetência, abandono escolar e a má qualidade do ensino.

Biografia do Autor

Maria Ireide Andrade de Queiroz, Professora município de Manaus.

Doutoranda em Educação - UIB – Universidade de Illes Baleares – Espanha , Pedagoga – UFAM. Professora município de Manaus.

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