<strong>O PAPEL DO DIRECTOR DE TURMA NA RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO</strong>
Palavras-chave:
Relação Escola-Família, Director de Turma, Estratégias de aproximação às famílias.Resumo
As dificuldades de comunicação, de relacionamento e sobretudo de desenvolvimento de estratégias de cooperação entre a escola e a família são hoje amplamente discutidas. Diversas vezes a relação entre pais e professores, tem sido pautada por conflitos de interesses causando constrangimentos a nível relacional. Consideramos que a escola tem responsabilidades na aproximação e na abertura às famílias promovendo um clima favorável à aprendizagem. Mas isto só será possível se houver um conhecimento aprofundado e sistematizado das famílias dos alunos. Pretendemos dar a conhecer os resultados de uma investigação desenvolvida em escolas do 2º e 3º ciclos em que se construiu um Instrumento de Observação e Análise da Relação Educativa que permitisse testar o Modelo Explicativo Teórico que equacionámos. Este, baseia-se no pressuposto de que a actuação do director de turma influencia o conhecimento que a escola tem das famílias dos alunos e promove a relação escola-família.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.