GESTÃO ESTRATÉGICA E CURRICULO: (RE)CONSTRUINDO A IDENTIDADE DO CURSO DE PEDAGOGIA A PARTIR DAS DEMANDAS SOCIAIS

Sanny S. da Rosa

Resumo


Este artigo tem uma dupla finalidade: de um lado, destacar a importância da gestão estratégica na condução de projetos pedagógicos no ensino superior; de outro, discutir o processo de reformulação do currículo do curso de pedagogia, tendo como pano de fundo o debate que culminou com a aprovação de novas diretrizes curriculares nacionais para o curso em 2006. Essas duas temáticas se entrecruzam pelo fato de que gestores, professores e alunos partilharam do mesmo sentimento de incerteza e instabilidade diante da prolongada indefinição sobre os destinos do curso e do campo de atuação profissional dos pedagogos, intensificada com a promulgação da LDBEN de 1996, cenário que exigiu atenção estratégica para enfrentá-lo com alguma serenidade e bom senso. A discussão passa, necessariamente, pela questão da identidade do curso e interessa especialmente àqueles que testemunharam o conturbado cotidiano dos cursos de pedagogia nesses últimos anos no Brasil.

Palavras-chave


Gestão Estratégica; Currículo; Curso de Pedagogia; Formação de Professores

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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