<strong>CONCEPÇÕES E PRÁTICAS ESCOLARES DE LEITURA: contribuições para a didática da língua portuguesa</strong>

Autores

  • Renata Araújo Jatobá de Oliveira UFPE

Palavras-chave:

Ensino de língua portuguesa – leitura, Ensino-aprendizagem da leitura, Leitura escolar.

Resumo

Esta pesquisa partiu da constatação de dificuldades no tocante à compreensão leitora por parte de alunos do ensino fundamental. Com base em Silva (1999), Martins (1994), Freire (2006), Soares (2005), Geraldi (1995), entre outros, analisamos o discurso de duas professoras de 2o ano de 2o ciclo de uma escola de referência do Recife. O objetivo era conhecer e discutir concepções e práticas no campo da leitura escolar. A análise dos dados na perspectiva do paradigma indiciário de pesquisa nos permitiu perceber que parece haver uma relação entre os desempenhos dos alunos e o modo como suas professoras concebem e praticam a leitura; concluímos também que a mediação pedagógica e o trabalho interpretativo encaminhado pelas docentes, na medida em que estão centrados na reflexão favorecem o desenvolvimento da compreensão, da criticidade e da argumentação dos alunos, podendo ser esse um fator significativo para o sucesso da escola na avaliação institucional empreendida

Biografia do Autor

Renata Araújo Jatobá de Oliveira, UFPE

OLIVEIRA, Renata Araújo Jatobá de, Mestre em Educação pelo Núcleo de Didática de Conteúdos Específicos – Linguagem – do Programa de Pósgraduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Professora da PCR (Prefeitura da Cidade do Recife). Professora da Rede Particular de Ensino – Colégio Apoio. Professora Substituta da Universidade Federal de Pernambuco -UFPE – Centro de Educação – no curso de Pedagogia e nas Licenciaturas diversa. SUASSUNA, Lívia Doutora em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco − Centro de Educação − Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino

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