<strong>CONCEPÇÕES E PRÁTICAS ESCOLARES DE LEITURA: contribuições para a didática da língua portuguesa</strong>

Autores/as

  • Renata Araújo Jatobá de Oliveira UFPE

Palabras clave:

Ensino de língua portuguesa – leitura, Ensino-aprendizagem da leitura, Leitura escolar.

Resumen

Esta pesquisa partiu da constatação de dificuldades no tocante à compreensão leitora por parte de alunos do ensino fundamental. Com base em Silva (1999), Martins (1994), Freire (2006), Soares (2005), Geraldi (1995), entre outros, analisamos o discurso de duas professoras de 2o ano de 2o ciclo de uma escola de referência do Recife. O objetivo era conhecer e discutir concepções e práticas no campo da leitura escolar. A análise dos dados na perspectiva do paradigma indiciário de pesquisa nos permitiu perceber que parece haver uma relação entre os desempenhos dos alunos e o modo como suas professoras concebem e praticam a leitura; concluímos também que a mediação pedagógica e o trabalho interpretativo encaminhado pelas docentes, na medida em que estão centrados na reflexão favorecem o desenvolvimento da compreensão, da criticidade e da argumentação dos alunos, podendo ser esse um fator significativo para o sucesso da escola na avaliação institucional empreendida

Biografía del autor/a

Renata Araújo Jatobá de Oliveira, UFPE

OLIVEIRA, Renata Araújo Jatobá de, Mestre em Educação pelo Núcleo de Didática de Conteúdos Específicos – Linguagem – do Programa de Pósgraduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Professora da PCR (Prefeitura da Cidade do Recife). Professora da Rede Particular de Ensino – Colégio Apoio. Professora Substituta da Universidade Federal de Pernambuco -UFPE – Centro de Educação – no curso de Pedagogia e nas Licenciaturas diversa. SUASSUNA, Lívia Doutora em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco − Centro de Educação − Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino

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