AS RELAÇÕES ENTRE DIVERSIDADE E A DISCUSSÃO DE TEMAS CONTROVERSOS: DESAFIOS ATUAIS PARA A ESCOLA

Autores

  • Pedro Pinheiro Teixeira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p494-515

Palavras-chave:

Questões controversas. Diversidade. Conservadorismo. Escola sem Partido.

Resumo

O presente trabalho se configura como uma reflexão teórica sobre o ensino de questões controversas e seus desafios atuais. Pesquisadores e políticas públicas educacionais no Brasil e no mundo têm destacado a importância de se explorar a pluralidade de pensamentos acerca de questões controversas. Incialmente, em uma perspectiva intercultural crítica, argumentamos que, dada a diversidade de visões de mundo, crenças religiosas, gêneros, orientações sexuais e raças nas sociedades contemporâneas e nas escolas, o ensino e o debate de controvérsias na educação básica se tornam alvo de disputas. Se, de acordo com Hess (2009), a própria definição do que é ou não controverso já é, em si, permeada de conflitos, determinar quais desses temas serão incluídos nos currículos escolares também é. Tal cenário se mostra ainda mais complexo em nosso país nos últimos anos pelo avanço de pautas conservadoras no congresso nacional e de projetos de lei como o Escola sem Partido, tendo em vista, principalmente, as concepções moralistas de sexualidade e as crenças religiosas de grupos conservadores. Nesse sentido, embora os defensores dessas bandeiras argumentem uma pretensa abertura à pluralidade de ideias, a análise de seus argumentos revela profunda rejeição a valores e conhecimentos distintos daqueles por eles defendidos. Essa postura mostra-se ameaçadora ao ensino e ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas que abordem temas controvertidos na escola básica. Assim, indicamos possibilidades para pensar a superação desses obstáculos em sala de aula.

Biografia do Autor

Pedro Pinheiro Teixeira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências Humanas (Educação) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), tendo realizado período sanduíche no Institute of Education da University College London (UCL IOE, UK) sob a supervisão do professor Ralph Levinson. É mestre em Educação (2012) pela PUC-Rio e licenciado em Ciências Biológicas (2009) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolve pesquisas em Educação e Ensino de Biologia, com foco em evolução, criacionismo, ciência, religião, diversidade e interculturalidade em contextos escolares. É professor de Biologia e Ciências no Enino Fundamental e Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRJ e do Colégio Qi. Atuou na elaboração e como instrutor do "XX Curso para Professores - Vivências em Ecologia: Praticando para Educar", no âmbito do Projeto Ecolagoas (UFRJ/Petrobras). Atuou, ainda, como facilitador no curso de extensão "Direitos humanos e cidadania - educando para diferença" (UFRJ/Novamerica). (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2018-07-01

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Artigos