<strong>AMBIENTES COLABORATIVOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ABORDAGENS SOBRE UMA AÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA</strong>

Autores

  • Wanderlei Sebastião Gabini Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), Universidade Federal de Ouro Preto-MG. Campus Universitário Morro do Cruzeiro
  • Neli Maria Mengalli Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) Universidade Federal de Ouro Preto-MG
  • Tânia Rossi Garbin Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), Universidade Federal de Ouro Preto-MG trgarbin@cead.ufop.br
  • Carlos Alberto Dainese Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), Universidade Federal de Ouro Preto-MG

Palavras-chave:

ambientes virtuais de aprendizagem - educação a distância - formação docente - processos colaborativos.

Resumo

O presente artigo discute o estabelecimento de processos colaborativos em contexto de educação a distância através dos ambientes virtuais de aprendizagem. Enfoca, também, a questão da eficiência e eficácia para que tais ambientes não se transformem em meros espaços nos quais se trabalham informações, sem garantia de interação e de elaboração do conhecimento. Essa discussão foi organizada a partir de dados coletados em fóruns realizados na disciplina Gestão, Tecnologia e Processo Colaborativo, do curso de Especialização em Tutoria em EAD, desenvolvido pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Ouro Preto – MG. Trata-se de um curso destinado a docentes tutores (presenciais e a distância), bem como coordenadores de pólos da parceria UFOP/Universidade Aberta do Brasil. Ao abordar o processo de formação continuada, busca-se identificar a implementação de práticas reflexivas em relação ao contexto de atuação dos participantes.

Biografia do Autor

Wanderlei Sebastião Gabini, Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), Universidade Federal de Ouro Preto-MG. Campus Universitário Morro do Cruzeiro

Licenciado em Química (Universidade Federal de São Carlos, SP), Licenciado em Pedagogia (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Botucatu, SP), Mestre em Educação para a Ciência (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, UNESP, Bauru, SP) e Doutor em Educação para a Ciência (Programa de Pós- Graduação em Educação para a Ciência, UNESP, Bauru, SP). Atua como professor de Química no Ensino Médio e Curso Pré-Vestibular (Fundação Educacional Dr Raul Bauab, Jaú, SP), como Supervisor de Ensino da Rede Estadual Paulista (Jaú, SP), como Docente Tutor junto ao Curso “Planejamento e Orçamento no Município” (FUNDAP), e como Professor Pesquisador junto ao Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Ouro Preto (MG).

Neli Maria Mengalli, Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) Universidade Federal de Ouro Preto-MG

Mestre (2006) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP; Graduação em Letras (1996) e em Pedagogia (2000); Quadro de Magistério da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo SEE-SP (2009) e Assistente Técnico-Pedagógico na Coordenadoria de Ensino do Interior (2009); Participante do Grupo de Pesquisa Formação de Educadores com Suporte em Meio Digital, PUC-SP (2006). Atua no Projeto Gestão Escolar e Tecnologias (2007), parceria Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Secretaria de Educação do Estado de Goiás, Centro Paula Souza e Microsoft do Brasil. Professor Tutor (2003 2004) e Professor Assistente (2006-2008) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP, no Programa de Educação Continuada, PEC- MUNICÍPIOS, parceria FDE, UNDIME, Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Professora (2007) no Curso Educação a Distância na Prática: Planejamento, Legislação e Implementação na Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP. Professora (2008) no Curso Educação a Distância em Projetos Socioculturais promovido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Projeto Guri On-line no Ambiente Virtual de Aprendizagem: MOODLE Modular Object: Oriented Dynamic Learning Environment. Professora Tutora On-line (2009) no curso de Especialização em Tutoria para EaD, projeto de pesquisa Formação de Professores, vinculado ao Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Colaboradora (2009) no Grupo de Pesquisa Cidade do Conhecimento no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão, na Universidade de São Paulo USP.

Tânia Rossi Garbin, Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), Universidade Federal de Ouro Preto-MG trgarbin@cead.ufop.br

Possui graduação em Formação de Psicólogo e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba, especialização em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia, mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: processos psicológicos, desenvolvimento cognitivo, psicologia educacional, educação especial, educação a distância, tecnologia educacional e realidade aumentada.

Carlos Alberto Dainese, Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), Universidade Federal de Ouro Preto-MG

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (1987) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (1991). É professor da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Gráfico (Graphics), atuando principalmente nos seguintes temas: realidade aumentada, realidade virtual, educação a distância, educação especial e interface.

Downloads

Edição

Seção

Artigos