O ENSINO DE BIOLOGIA VEGETAL SUBSIDIADO PELA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Airton José Vinholi Junior Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Angela Maria Zanon Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Icléia Albuquerque de Vargas Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i4p1381-1407

Palavras-chave:

Ensino de biologia vegetal, aprendizagem significativa, botânica.

Resumo

A biologia vegetal é trabalhada nos diferentes níveis de ensino no intuito de desenvolver competências para a compreensão do papel das plantas na natureza. Contudo, o ensino e a aprendizagem desta ciência tem sido tema de diversas discussões, sendo salientadas as dificuldades não apenas para os estudantes, mas também para os docentes Esta pesquisa mostra uma análise e avaliação da aplicação de diferentes estratégias de ensino para os conteúdos de biologia vegetal, com o propósito a demonstrar possíveis interfaces com a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Percebe-se que muitos entraves encontrados em relação a essa temática estão relacionados à forma como o conhecimento botânico é apresentado para os estudantes, de forma sistemática, tradicional, decorativa e, consequentemente mecânica, desconexa com a realidade do aluno e desfavorável ao seu aprendizado. Dessa forma, por meio de busca bibliográfica em artigos, dissertações e teses, investigamos alguns caminhos metodológicos que pesquisadores têm seguido para nortear e dinamizar as aulas relacionadas com a botânica, à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. As considerações expostas no trabalho propõem ampliar ainda mais as discussões na temática abordada, visando a intensificar as pesquisas no ensino de biologia vegetal. 

Biografia do Autor

Airton José Vinholi Junior, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Professor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campo Grande, MS.

Angela Maria Zanon, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Icléia Albuquerque de Vargas, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

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Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigos