ESTRATÉGIAS DE ENSINO PELA ÓTICA DOS ESTUDANTES: REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p664-692Palavras-chave:
Prática Pedagógica. Aprendizagem. Docência. Estudo Diagnóstico. Ensino Superior.Resumo
O presente estudo tem por objetivo investigar as práticas pedagógicas do professor universitário pela ótica dos estudantes. Para tanto, desenvolvemos um estudo com a participação de 103 estudantes advindos de três cursos pertencentes a duas áreas distintas: exatas (licenciatura em Matemática – 25 estudantes – e Engenharia da Produção – 36 estudantes) e social (Administração – 42 estudantes). A metodologia utilizada apoiou-se nos paradigmas da pesquisa descritiva que envolveu a aplicação coletiva (com os estudantes respondendo individualmente) de um questionário e uma entrevista com características de semidirigida. Esta foi aplicada a aproximadamente 14% dos participantes, entre uma semana e 15 dias após o questionário. Os resultados da pesquisa indicam que o estudante, independente da área em que seu curso se insere e mesmo que de maneira intuitiva, consegue ter clareza entre as boas e as más práticas pedagógicas, elencando-as e avaliando-as com clareza e discernimento. O estudo concluiu que o professor universitário, independente do seu nível de titulação, carece de uma formação que contemple disciplinas didáticas para realizar a contento seu papel de formador.
Referências
AUSUBEL, David. Algumas limitações psicológicas e educacionais da aprendizagem por descoberta. In: NELSON, L. N. O ensino: textos escolhidos. Trad. de Joshuah de Bragança Soares. São Paulo: Saraiva, 1980.
______. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Trad. Lígia Teopisto. Lisboa: Paralelo Editora, 2000.
________. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Trad. Lígia Teopisto. Lisboa: Paralelo Editora, 2003.
FONSECA, Josefa Sônia. A interferência do modelo de gestão no projeto pedagógico de uma instituição de Ensino Superior: Um estudo de caso. Tese de Doutoramento, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2007.
HERZBERG, Frederick. One More Time: how do you motive employees? Boston (MA): Harvard Classics Series, 1968.
MASETTO, Marcos Tarciso. Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus, 2003.
McGREGOR, Douglas. The Profissional Manager. New York: McGraw-Hill, 1960.
______. El Lado Humano de las Organizaciones. Madrid: McGraw-Hill, 1994.
MAXWELL, John C. Seja o Líder Que Todos Querem Ter. 1ª ed. São Paulo: Sepal, 2002.
MINICUCCI, Agostinho. Psicologia Aplicada à Administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
NOVOA, António. Formação de Professores e Trabalho Pedagógico. Lisboa: EDUCA, 2002.
______. Professores Imagens do Futuro Presente. Lisboa: EDUCA, 2009.
RUDIO, Franz V. Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. Petrópolis: Vozes, 32. ed, 2001.
TARDIF, Maurice. Formação dos Professores e Contextos Sociais. Porto: Rés , 2008.
______. O Trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.