ESTRATÉGIAS DE ENSINO PELA ÓTICA DOS ESTUDANTES: REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM

Autores

  • Sônia Fonseca Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA.
  • Sandra Magina Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p664-692

Palavras-chave:

Prática Pedagógica. Aprendizagem. Docência. Estudo Diagnóstico. Ensino Superior.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo investigar as práticas pedagógicas do professor universitário pela ótica dos estudantes. Para tanto, desenvolvemos um estudo com a participação de 103 estudantes advindos de três cursos pertencentes a duas áreas distintas: exatas (licenciatura em Matemática – 25 estudantes – e Engenharia da Produção – 36 estudantes) e social (Administração – 42 estudantes). A metodologia utilizada apoiou-se nos paradigmas da pesquisa descritiva que envolveu a aplicação coletiva (com os estudantes respondendo individualmente) de um questionário e uma entrevista com características de semidirigida. Esta foi aplicada a aproximadamente 14% dos participantes, entre uma semana e 15 dias após o questionário. Os resultados da pesquisa indicam que o estudante, independente da área em que seu curso se insere e mesmo que de maneira intuitiva, consegue ter clareza entre as boas e as más práticas pedagógicas, elencando-as e avaliando-as com clareza e discernimento. O estudo concluiu que o professor universitário, independente do seu nível de titulação, carece de uma formação que contemple disciplinas didáticas para realizar a contento seu papel de formador.

Biografia do Autor

Sônia Fonseca, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA.

Mestre em Administração pela FGV/SP e Doutora em Educação pela PUC/SP. Professora do curso de Administração e membro do colegiado do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA. Membro do grupo de pesquisa RePARe (CNPq).

Sandra Magina, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA.

Mestre em Psicologia pela UFPE e Doutora em Educação Matemática pela Universidade de Londres, pós-doutora pela Universidade de Lisboa. Professora do curso de Matemática e membro dos colegiados dos mestrados em Educação e Educação Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC; líder do grupo de pesquisa RePARe (CNPq).

Referências

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Publicado

2017-09-29

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Formação de educadores: currículo, culturas e contextos"