CONFLITOS E CONTRADIÇÕES EM TORNO DAS DIFERENTES CONCEPÇÕES E DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1885-1908

Palavras-chave:

Educação e trabalho, História da educação profissional e tecnológica, Juventude, Trabalho, Educação.

Resumo

A história da educação profissional e tecnológica tem sido compreendida a partir do desenvolvimento das forças produtivas como estrutura fundamental das relações econômicas e, em menor medida, a partir das diversas concepções de educação, de trabalho e de cultura que os grupos sociais produziram em busca de seus direitos de formação e de inserção laboral. Este artigo, a partir de pesquisa bibliográfica, apresenta autores que consideram os momentos e os movimentos que, de alguma forma, puderam questionar e relativizar as matrizes político-ideológicas e indicam a relevância dos estudos que recuperam as narrativas dos sujeitos, as contradições e os impasses que têm se contraposto a modelos educacionais hegemônicos. Este estudo busca contribuir para uma história da educação profissional e tecnológica em construção, apontando para uma concepção de história que supere a mera descrição de ações hegemônicas localizáveis na elaboração e na implementação de leis e de políticas educacionais, detendo-se sobre as relações entre juventude, trabalho e educação.

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Biografia do Autor

Sueli Soares dos Santos Batista, Mestrado Profissional do Ceeteps (Centro Paula Souza)

graduada em História pela Universidade de São Paulo (1992) e em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Possui mestrado (1997) e doutorado em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002). Tem pós-doutorado na Faculdade de Educação da Unicamp no Departamento de História e Filosofia da Educação (2012). Atualmente é professora da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí, professora pesquisadora do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, trabalhando em regime de jornada integral e coordenando o Núcleo de Estudos em Tecnologia e Sociedade (NETS). Atua no Mestrado Profissional do Ceeteps

Emerson Freire, Professor do Programa de Mestrado Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutor em Sociologia pela Unicamp e em Filosofia pela Universidade de Paris 1 – Panthéon Sorbonne – França. Realizou pesquisa de Pós-doutorado no Departamento de Sociologia da Unicamp entre 2014 e 2016 Atualmente é Professor do Programa de Mestrado Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

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2019-12-19

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Artigos