CONFLICTS AND CONTRADICTIONS ON DIFFERENT CONCEPTIONS AND GUIDELINES FOR VOCATIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION

Authors

  • Sueli Soares dos Santos Batista Programa de Mestrado Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza http://orcid.org/0000-0001-8126-9615
  • Emerson Freire Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza http://orcid.org/0000-0001-5449-2002

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1885-1908

Keywords:

Education and work, History of vocational and technological education, Youth, Work, Education.

Abstract

Studies on history of vocational and technological education needs to consider spaces of conflicts and contradictions around different conceptions and guidelines regarding on education and work, as well as the dimensions established between these dimensions. In this sense, based on bibliographical research, this article not only presents the history of vocational and technological education concerning some movements questioning the political-ideological matrix, but indicates the relevance of the studies that recover, through the narratives of the subjects, contradictions and impasses that are opposed to hegemonic educational models. This study expects to contribute to a history of vocational and technological education from a conception of history that goes beyond a mere description and listing of hegemonic actions that could be found in the elaboration and implementation of educational policies.

Author Biographies

Sueli Soares dos Santos Batista, Programa de Mestrado Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Realizou pós-doutorado no Depto. de História e Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (2012). Possui mestrado (1997) e doutorado em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002). É graduada em História pela USP (1992) e Filosofia pela Unicamp (2007). Atualmente é professora e pesquisadora da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí e do Mestrado Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), trabalhando em regime de jornada integral e coordenando o Núcleo de Estudos em Tecnologia e Sociedade (NETS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional e tecnológica, cultura e educação; teoria crítica; filosofia da educação, indústria cultural, arte e sociedade. Faz parte do Grupo de Trabalho de História da Infância e da Juventude da ANPUH-SP pesquisando as relações entre educação e trabalho.

Emerson Freire, Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

é doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas e em Filosofia pela Université de Paris 1 - Panthéon Sorbonne - França, e concluiu seu mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas em 2002. Realizou pesquisa de Pós-doutorado no Departamento de Sociologia da Unicamp entre 2014 e 2016. Foi ganhador do Prêmio Rumos Pesquisa do Instituto ItaúCultural em seleção nacional, prêmio este destinado ao fomento de pesquisadores em artemídia. Atualmente é professor e pesquisador no Mestrado em Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) e na Fatec Jundiaí, onde coordena o Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade (NETS). Desde 2003 é pesquisador do Grupo CTeMe (Conhecimento, Tecnologia e Mercado), grupo vinculado à Unicamp. Possui experiência na área de Educação Profissional e Tecnológica, atuando nos temas: tecnologia, educação e sociedade; fundamentos da formação profissional e tecnológica; arte, cultura e educação tecnológica. Interessa-se pelas relações sociotécnicas produzidas no âmbito das produções artísticas que tematizam ou operam com as tecnologias contemporâneas, tendo artigos publicados e participado em eventos nacionais e internacionais sobre o assunto.

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Published

2019-12-19

Issue

Section

Artigos