A INTERNACIONALIZAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DA POLÍTICA NACIONAL DE GARANTIA DA QUALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1739-1758

Palavras-chave:

Internacionalização, Direito, Pós-graduação, Qualidade, CAPES.

Resumo

Este artigo tem como objetivo proporcionar uma visão sobre como está ocorrendo o processo de internacionalização na pós-graduação stricto sensu no Brasil, a partir do dos anos de 1990, quando a internacionalização passa a ser utilizada como indicador de qualidade dos programas que oferecem cursos de doutorado, pela política nacional de garantia da qualidade da pós-graduação, através da Avaliação Trienal dos Programas de Pós-Graduação, realizada pela CAPES. Para tanto, se fundamenta em uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, que utilizou como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica, a análise documental , análise de conteúdo e priorizou três níveis de análise: o internacional no âmbito da globalização dos anos de 1980;  o nacional através da política nacional de garantia da qualidade e o  individual, através das ações em colaboração internacional realizadas pelos programas de pós-graduação de direito classificados com nível de  excelência internacional na Avaliação Trienal CAPES de 2013. Os dados obtidos sinalizam no sentido de que a avaliação está contribuindo para induzir o processo de internacionalização desses programas mas não avalia a qualidade das atividades   realizadas pelos mesmos  e  que estes  realizaram diferentes atividades e ações em colaboração internacional voltadas para dois objetivos : o primeiro, em maior número, voltado para obter uma posição de destaque no mercado  educacional internacional e o  segundo, composto por um número menor de ações ,  visando o alcance  de objetivos e benefícios comuns e para a criação de  uma cultura de solidariedade entre os países.

 

 

Biografia do Autor

Maria Lucia Indjaian, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Atua na Universidade Presbiteriana Mackenzie como docente do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e como assessora nos processos de autoavaliação institucional. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Direitos Sociais e Políticas Públicas do CNPq e membro da Academics Stand Against Poverty do Brasil. Dedica-se a estudos voltados para as políticas públicas de educação superior, avaliação institucional, internacionalização na educação superior e redes de colaboração na pesquisa. Possui Bacharelado em Ciências Sociais, Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura, Doutorado em Educação e Currículo e Estágio Pós-Doutoral em Educação

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2019-12-19

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Artigos