QUEM ESCONDEU O RITMO OCULTO? UM ESTUDO COMPARADO ENTRE OS RITMOS ESCOLARES NO BRASIL E NA FRANÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1336-1358

Palavras-chave:

Ritmo Escolar, Ritmo Formal, Ritmo Oculto, Cotidianos Escolares.

Resumo

Essa pesquisa adotou o termo Ritmo Escolar como sendo o componente do currículo escolar responsável pela estruturação, organização e manutenção dos horários de funcionamento da escola, das aulas, das atividades escolares, extraescolares e extracurriculares. Através de uma investigação comparada, constatou-se que no Brasil e na França o Ritmo Escolar estabelece uma relação de causalidade com o sucesso e fracasso escolar e social, através da homogeneização da ideia de que a (re) organização, criação, melhoramento e qualificação dos diferentes tempos e espaços escolares são fatores importantes para se diminuir as desigualdades escolares e, consequentemente, as sociais, sobretudo, das crianças que são oriundas das camadas mais populares. Considerou-se que se Ritmo Escolar influi diretamente na vida escolar e social das crianças ele é um componente curricular fundamental da escola, pois designa a forma como serão conduzidos e organizados os diferentes tempos e espaços escolares, as atividades desenvolvidas nesses tempos e, sobretudo, de quem participará delas. Portanto, o tema do o tempo que se passa na escola pode e merece ser estudado a partir de uma perspectiva crítica do currículo escolar, devendo ser analisado como um componente do currículo que é formal, real e oculto. Assim, esse artigo teve como objetivo analisar como os Ritmos Escolares, no Brasil e na França, se manifestam nos cotidianos escolares considerando o exemplo de duas escolas públicas de periferia, uma em cada país. A coleta de dados foi realizada a partir da observação participante e de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos professores e monitores no contexto supracitado. 

Biografia do Autor

Rosa Maria Bortolotti de Camargo, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Formada em Nível I, pelo Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac (IEEOB).Pedagoga pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2015). Master 1 em Sciences de l'Education Spécialité Travail Éducatif en Santé, Social et Scolaire na Université de Lille 3, em Lille/França. Atualmente, mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSM. Trabalhou como formadora de jovens no Projeto Esperança ofertado nos quarteis de Santa Maria para jovens em situação de vulnerabilidade social no ano de 2007. Atuou como professora de Educação Infantil (EI) em escolas privadas da cidade de Santa Maria/Rio Grande do Sul/Brasil entre os anos de 2010 e 2011.Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área da Pedagogia (Anos Iniciais), pela Universidade Federal de Santa Maria entre os anos de 2011 à 2013 e foi voluntária do PIBID/UFSM/Pedagogia (Anos Iniciais) durante o ano de 2014 e 2015. Foi bolsista de Iniciação Científica do Observatório de Educação (OBEDUC), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entre 2013 e 2016. Foi professora concursada dos Anos Iniciais (AI) no município de Santa Maria de 2016 à 2017. Realizou mobilidade acadêmica, no ano de 2012, por seis meses, na Faculdad de Educación Elemental y Especial da Universidad Nacional de Cuyo (UNCUYO), em Mendoza/Argentina, como bolsista da Asociación de las Universidades del Grupo Montevidéo (AUGM). Foi estudante ERAMUS Mundus, pelo programa IBRASIL financiado pela Uniao Europeia (UE), na Université de Lille 3, em Lille/França. É integrante do Grupo de Pesquisa "Interlocuções entre políticas públicas e ações pedagógicas: limites e possibilidades" (ELOS) da UFSM. 

Rosane Carneiro Sarturi, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1984), pós-graduada em Currículo por Atividades (1986), pós-graduada em Orientação Educacional (1991), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Pós-doutorado em Políticas Públicas na Universidade de Valência - Faculdade de Filosofia e Ciência da Educação como bolsista CAPES/Fundação Carolina (2010-2011). É professora Associada III da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Administração Escolar, atuando na graduação com as disciplinas de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Gestão Educacional e Organização Curricular. É professora no Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa 02: Práticas Escolares e Políticas Públicas. Tem experiência na área de Educação, tendo atuado na Educação na Básica por mais de vinte anos. Os principais temas de pesquisa são: currículo, praticas educativas, políticas públicas e formação de professores. Desenvolve projetos de pesquisa voltados para a influência das políticas públicas nas organizações curriculares dos cursos de formação de professores. Líder do Grupo de Pesquisa ELOS, que abarca investigações do campo curricular, perpassado pelas políticas públicas e práticas educativas. Além disso, busca estabelecer a relação teoria e prática entre as instituições formadoras no Brasil, Argentina e Espanha a partir do Acordo de Cooperação Técnica- científica e cultural com a UFSM, sob sua coordenação. Participante do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores para o Mercosul/Conesul, vinculado à UFRGS. Coordenadora do Subprojeto PIBID na área de Pedagogia na UFSM, Coordenadora do Projeto de Pesquisa financiado pelo Observatório da Educação, Edital 2012, coordena o Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, que abarca os cursos de Especialização em Gestão Educacional e Mestrado Profissional. Autora de vários artigos e capítulos de livros.

Referências

APPLE, Michael. Ideologia e currículo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Francisco Alves, 1970.

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de setembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 20 set. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 14 fev. 2017.

BRASIL. Novo Mais Educação. Brasília, 2017a. Disponível em: https://novomaiseducacao.caeddigital.net/#!/home . Acesso em: 27 set. 2017.

BRASIL. Programa Novo Mais Educação/PNME. Perguntas frequentes – execução e monitoramento. Brasília: 2017b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=66561-perguntas-frequentes-monitoramento-maiseducacao-pdf&category_slug=junho-2017-pdf&Itemid=30192 . Acesso em: 29 set. 2017.

CHARLOT, Bernard. Relação com a escolar e o saber em bairros populares. Perspectiva. Florianópolis, v. 12, n. Especial, p.17-32, 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10237/9476. Acesso em: 29 jan. 2017.

FRANÇA. Le Bulletin officiel, n.23 du 29 juin 2017. Dérogations à l'organisation de la semaine scolaire. Paris, 23 e 29 jun. 2017. 2017. Disponível em: http://www.education.gouv.fr/pid285/bulletin_officiel.html?cid_bo=118204. Acesso em: 18 sep. 2017.

MERLE, Pierre. La carte scolaire et son assouplissement. Politique de mixité sociale ou de ghettoïsation des établissements? Presses Universitaires de France, Paris, v.2, n.1, p.37-50, 2011.

GONCALVES, Maria Fernanda. Currículo Oculto e Culturas de aprendizagem na formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 1994.

LOPES, Alice C.; MACEDO, Elisabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

MOREIRA, Antônio F.; SILVA, Tomaz T. Currículo, Cultura e Sociedade. 2 ed. São Paulo: Editora Cortez, 1995.

PALAMIDESSI, Mariano. Tempo e currículo: o quadro de horário e a distribuição escolar das ocupações In: LOPES, Alice C.; MACEDO, Elizabeth. Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez Editora, 2002. p. 115-132.

PERRENOUD, Philippe. Métier d’élève et sens du travail scolaire. 8. ed. Issy-les-Moulineaux : ESF Editeur, 2013.

SILVA, Tomaz T. Documentos de identidade. Uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

VIGOUR, Cécile. La Comparaison em sciences sociales. Pratiques et méthodes. : Paris: La Découverte, 2005.

Downloads

Publicado

2020-09-28

Edição

Seção

Artigos