¿QUIÉN ESCONDIO EL RITMO OCULTO? UN ESTUDIO COMPARATIVO ENTRE LOS RITMOS ESCOLARES EN BRASIL Y EN FRANCIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1336-1358

Palabras clave:

Ritmo escolar, Ritmo formal, Ritmo oculto, Cotidianos escolares.

Resumen

El Ritmo Escolar fue considerado como un componente del currículo escolar responsable de estructurar, organizar la escuela y el tiempo extracurricular. Su objetivo era analizar cómo los ritmos escolares, en Brasil y Francia, se manifiestan en la vida diaria de la escuela, considerando el ejemplo de dos escuelas públicas en la periferia, una en cada país. El tiempo pasado en la escuela se estudió desde una visión crítica del curriculum, desde la perspectiva de lo formal, real y oculto. La investigación comparativa encontró que en Brasil y Francia el Ritmo Escolar establece una relación causal con el éxito, el fracaso escolar y social, a través de la idea de que la (re) organización, creación, mejora y calificación de diferentes tiempos y espacios escolares son factores importantes para reducir las desigualdades escolares y, en consecuencia, las desigualdades sociales, especialmente para los niños que provienen de las clases más populares.

Biografía del autor/a

Rosa Maria Bortolotti de Camargo, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Formada em Nível I, pelo Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac (IEEOB).Pedagoga pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2015). Master 1 em Sciences de l'Education Spécialité Travail Éducatif en Santé, Social et Scolaire na Université de Lille 3, em Lille/França. Atualmente, mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSM. Trabalhou como formadora de jovens no Projeto Esperança ofertado nos quarteis de Santa Maria para jovens em situação de vulnerabilidade social no ano de 2007. Atuou como professora de Educação Infantil (EI) em escolas privadas da cidade de Santa Maria/Rio Grande do Sul/Brasil entre os anos de 2010 e 2011.Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área da Pedagogia (Anos Iniciais), pela Universidade Federal de Santa Maria entre os anos de 2011 à 2013 e foi voluntária do PIBID/UFSM/Pedagogia (Anos Iniciais) durante o ano de 2014 e 2015. Foi bolsista de Iniciação Científica do Observatório de Educação (OBEDUC), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entre 2013 e 2016. Foi professora concursada dos Anos Iniciais (AI) no município de Santa Maria de 2016 à 2017. Realizou mobilidade acadêmica, no ano de 2012, por seis meses, na Faculdad de Educación Elemental y Especial da Universidad Nacional de Cuyo (UNCUYO), em Mendoza/Argentina, como bolsista da Asociación de las Universidades del Grupo Montevidéo (AUGM). Foi estudante ERAMUS Mundus, pelo programa IBRASIL financiado pela Uniao Europeia (UE), na Université de Lille 3, em Lille/França. É integrante do Grupo de Pesquisa "Interlocuções entre políticas públicas e ações pedagógicas: limites e possibilidades" (ELOS) da UFSM. 

Rosane Carneiro Sarturi, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1984), pós-graduada em Currículo por Atividades (1986), pós-graduada em Orientação Educacional (1991), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Pós-doutorado em Políticas Públicas na Universidade de Valência - Faculdade de Filosofia e Ciência da Educação como bolsista CAPES/Fundação Carolina (2010-2011). É professora Associada III da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Administração Escolar, atuando na graduação com as disciplinas de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Gestão Educacional e Organização Curricular. É professora no Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa 02: Práticas Escolares e Políticas Públicas. Tem experiência na área de Educação, tendo atuado na Educação na Básica por mais de vinte anos. Os principais temas de pesquisa são: currículo, praticas educativas, políticas públicas e formação de professores. Desenvolve projetos de pesquisa voltados para a influência das políticas públicas nas organizações curriculares dos cursos de formação de professores. Líder do Grupo de Pesquisa ELOS, que abarca investigações do campo curricular, perpassado pelas políticas públicas e práticas educativas. Além disso, busca estabelecer a relação teoria e prática entre as instituições formadoras no Brasil, Argentina e Espanha a partir do Acordo de Cooperação Técnica- científica e cultural com a UFSM, sob sua coordenação. Participante do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores para o Mercosul/Conesul, vinculado à UFRGS. Coordenadora do Subprojeto PIBID na área de Pedagogia na UFSM, Coordenadora do Projeto de Pesquisa financiado pelo Observatório da Educação, Edital 2012, coordena o Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, que abarca os cursos de Especialização em Gestão Educacional e Mestrado Profissional. Autora de vários artigos e capítulos de livros.

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Publicado

2020-09-28

Número

Sección

Artigos