Responsabilização docente e profissionalização da força de trabalho

necessidades da crise estrutural do capital

Autores

  • Ana Paula Monteiro de Carvalho Universidade Estadual do Ceará
  • José Deribaldo Gomes dos Santos Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0001-7915-0885
  • Maria das Dores Mendes Segundo Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p893-922

Palavras-chave:

educação, responsabilização docente, controle, crise estrutural do capital

Resumo

Face ao debate atual acerca da intensificação do controle do trabalho docente nas escolas públicas brasileiras, implantada nas reformas educacionais dos anos 1990, elegemos como objetivo deste ensaio analisar as políticas de Accountability, que denominamos de Responsabilização Docente e o seu processo de articulação com o Estado, agente do mecanismo de controle social do capital no atendimento às necessidades do mercado. A exposição assume o referencial teórico-metodológico da crítica marxista de István Mészáros sobre a crise estrutural do capital. Mapeamos pesquisas acadêmicas sobre a temática no Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Procuramos contextualizar as características fundamentais da crise e destacar suas políticas de reformas educacionais dentro de uma totalidade na qual estão inseridos.

Biografia do Autor

Ana Paula Monteiro de Carvalho, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Professora da Educação Básica-Rede Pública do Estado do Ceará.

José Deribaldo Gomes dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará.

Maria das Dores Mendes Segundo, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade de Federal do Ceará (UFC). Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE); Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação de Educação Brasileira da UFC.

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Publicado

2022-06-29

Edição

Seção

Artigos