A PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) EM LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Neide Mitiyo Shimazaki
  • Patrícia Lupion Torres PUC-PR
  • Raquel Pasternak Glitz Kowalski PUC-PR

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p364-392

Palavras-chave:

Libras. REA. Projeto Engage. Ensino Superior.

Resumo

A pesquisa apresenta a produção de Recurso Educacional Aberto (REA) em Língua Brasileira de Sinais (Libras) como parte da Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI), proposto pelo União Europeia e executado no âmbito do Projeto Engage, em uma universidade de grande porte de Curitiba. Destaca-se que o Decreto n.º 5626/2005 determina o ensino de Libras no Ensino Superior, como disciplina obrigatória nos cursos de licenciaturas e optativas nos demais cursos de graduação. Essa realidade sem precedentes enfrenta a escassez de material didático em Libras. O objetivo desta pesquisa quali-quantitativa foi analisar as contribuições dos REA para a aprendizagem da Libras como segunda língua para alunos de graduação, tendo em vista a inclusão escolar do surdo. Trezentos e cinquenta alunos, integraram esta pesquisa participativa e produziram um vídeo em Libras sobre Agrobiodiversidade e alimentos transgênicos, formatando a aprendizagem colaborativa. Tem-se a seguinte pergunta norteadora da pesquisa: Quais as contribuições dos REA para a aprendizagem da Libras como segunda língua para alunos de graduação, tendo em vista a inclusão escolar do surdo? Vale ressaltar que os alunos criaram o sinal em Libras de transgênicos, aprovado pela comunidade surda, o qual foi formulado em situações de interações comunicativas. Assim, os participantes apropriaram-se do conceito de educação contínua e diversificada, na tarefa de disseminar a Libras no formato de REA, com consciência e criticidade em respeito ao direito linguístico das pessoas surdas.

Biografia do Autor

Neide Mitiyo Shimazaki

Possui graduação em Estudos Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (1983), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (1984) e mestrado em Educação pela PUCPR (2010). Doutora em Educação pela PUCPR (2017). Atuou como professora na Escola Bilíngue Para Surdos da APÁS e na escola EPHETA: Instituição Especializada em Surdez/Deficiência Auditiva, estatutária - EPHETA. Foi professora auxiliar na PUCPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva sobretudo em Libras. Pesquisa sobre os Recursos Educacionais Abertos (REA), Tecnologias Educacionais, Formação de Professores, Comunicação de Surdos - Libras e Deficientes Auditivos. 

Patrícia Lupion Torres, PUC-PR

Possui graduação em Pedagogia pela PUCPR (1981), mestrado em Educação pela PUCPR (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2002). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR, professora titular da PUCPR e Professora permanente do mestrado e doutorado em Educação da PUCPR. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Educação a Distância. Diretora de EAD da Pró-reitoria de Extensão e Comunitária no período de 2005 a 2009. Coordenadora responsável pelo setor de avaliação e pesquisa do Centro de Educação a Distância da PUC-PR no período de 2002 a 2003. Professora da UFSC nos programas de Mestrado em Mídia e Conhecimento no período de 1999 a 2002. Gestora de projetos de utilização de ambientes virtuais de aprendizagem para oferta de disciplinas a distância em cursos superiores. Diretora da área de Educação da PUCPR no período de 1995 a 1999 e de 2003 a 2005. Membro do conselho diretor da PUCWEB no período de 2003 a 2005. Coordenadora do curso de Pedagogia no período de 2010 a 2014. Possui livros e capítulos de livros publicados na Republica Dominicana, no Peru, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Colômbia, no México, em Portugal, e no Brasil. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais, educação a distância, formação profissional, formação de professores, educação superior. 

Raquel Pasternak Glitz Kowalski, PUC-PR

Doutora em Educação na PUCPR (2018), mestre em Educação na PUCPR (2008). Pós-Graduação em Web Design pela PUCPR (2002) e Design Instrucional (2012) e graduação em Desenho Industrial P.V. pela PUCPR (2001). Atua como docente na PUCPR e na FAE nos cursos de graduação na área de Design e Publicidade. Experiência com informática para o ensino fundamental e médio. Atuou na Diretoria de Tecnologias Educacionais na PUCPR como designer instrucional. Pesquisa tecnologia e design aliados a educação.

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Publicado

2018-07-01

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Pesquisa e Inovação Responsáveis na Educação"