LA PRODUCCIÓN DE RECURSOS EDUCACIONALES ABIERTOS (REA) EN LIBRAS EN LA ENSEÑANZA SUPERIOR

Autores/as

  • Neide Mitiyo Shimazaki
  • Patrícia Lupion Torres PUC-PR
  • Raquel Pasternak Glitz Kowalski PUC-PR

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p364-392

Palabras clave:

Libras. REA. Diseño Engage. Enseñanza superior.

Resumen

La investigación presenta la producción de Recurso Educativo Abierto (REA) en Lengua Brasileña de Signos (Libras) como parte de la Investigación e Innovación Responsables (RRI), propuesto por la Unión Europea y ejecutado por el Proyecto Engage, en una universidad de gran porte de Curitiba. Se destaca que el Decreto nº 5626/2005 determina la enseñanza de Libras en la Enseñanza Superior, como disciplina obligatoria en los cursos de licenciaturas y optativas en los demás cursos de graduación. Esta realidad sin precedentes se enfrenta a la escasez de material didáctico en Libras. El objetivo de esta investigación cuali-cuantitativa fue analizar las contribuciones de los REA para el aprendizaje de la Libras como segunda lengua para alumnos de graduación, teniendo en vista la inclusión escolar del sordo. Trece y cincuenta alumnos integraron esta investigación participativa, de trece cursos de graduación, que produjeron un vídeo en Libras sobre Agrobiodiversidad y alimentos transgénicos, formateando el aprendizaje colaborativo. Se tiene la siguiente pregunta orientadora de la investigación: ¿Cuáles son las contribuciones de los REA para el aprendizaje de la Libras como segunda lengua para alumnos de graduación, con vistas a la inclusión escolar del sordo? Es importante resaltar que los alumnos crearon el signo en Libras de transgénicos aprobados por la comunidad sorda, el cual fue formulado en situaciones de interacciones comunicativas. Así, los participantes se apropiaron del concepto de educación continua y diversificada, en la tarea de diseminar la Libras en el formato de REA, con conciencia y criticidad en respeto al derecho lingüístico de las personas sordas.

Biografía del autor/a

Neide Mitiyo Shimazaki

Possui graduação em Estudos Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (1983), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (1984) e mestrado em Educação pela PUCPR (2010). Doutora em Educação pela PUCPR (2017). Atuou como professora na Escola Bilíngue Para Surdos da APÁS e na escola EPHETA: Instituição Especializada em Surdez/Deficiência Auditiva, estatutária - EPHETA. Foi professora auxiliar na PUCPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva sobretudo em Libras. Pesquisa sobre os Recursos Educacionais Abertos (REA), Tecnologias Educacionais, Formação de Professores, Comunicação de Surdos - Libras e Deficientes Auditivos. 

Patrícia Lupion Torres, PUC-PR

Possui graduação em Pedagogia pela PUCPR (1981), mestrado em Educação pela PUCPR (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2002). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR, professora titular da PUCPR e Professora permanente do mestrado e doutorado em Educação da PUCPR. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Educação a Distância. Diretora de EAD da Pró-reitoria de Extensão e Comunitária no período de 2005 a 2009. Coordenadora responsável pelo setor de avaliação e pesquisa do Centro de Educação a Distância da PUC-PR no período de 2002 a 2003. Professora da UFSC nos programas de Mestrado em Mídia e Conhecimento no período de 1999 a 2002. Gestora de projetos de utilização de ambientes virtuais de aprendizagem para oferta de disciplinas a distância em cursos superiores. Diretora da área de Educação da PUCPR no período de 1995 a 1999 e de 2003 a 2005. Membro do conselho diretor da PUCWEB no período de 2003 a 2005. Coordenadora do curso de Pedagogia no período de 2010 a 2014. Possui livros e capítulos de livros publicados na Republica Dominicana, no Peru, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Colômbia, no México, em Portugal, e no Brasil. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais, educação a distância, formação profissional, formação de professores, educação superior. 

Raquel Pasternak Glitz Kowalski, PUC-PR

Doutora em Educação na PUCPR (2018), mestre em Educação na PUCPR (2008). Pós-Graduação em Web Design pela PUCPR (2002) e Design Instrucional (2012) e graduação em Desenho Industrial P.V. pela PUCPR (2001). Atua como docente na PUCPR e na FAE nos cursos de graduação na área de Design e Publicidade. Experiência com informática para o ensino fundamental e médio. Atuou na Diretoria de Tecnologias Educacionais na PUCPR como designer instrucional. Pesquisa tecnologia e design aliados a educação.

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Publicado

2018-07-01

Número

Sección

Dossiê Temático: "Pesquisa e Inovação Responsáveis na Educação"