PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS NA FORMAÇÃO CIENTÍFICA DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Sonia Maria Conceição Pinto Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT XIX - Camaçari-Ba.
  • Silvar Ferreira Ribeiro Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT XIX - Camaçari-Ba.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p420-444

Palavras-chave:

Pesquisa e Inovação Responsáveis. RRI. Educação Superior. Educação Científica.

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender a percepção e as atitudes de estudantes universitários em relação à ciência e tecnologia, como também a respeito da sua formação científica na Educação Superior, com foco na abordagem da Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI). Trata-se de um estudo exploratório, relativo à primeira etapa de uma pesquisa mais ampla sobre o papel da universidade na formação científica dos estudantes, com vistas a identificar possibilidades de colaborar com o fomento e fortalecimento da prática da pesquisa científica na Educação Superior. Os dados foram obtidos com a aplicação de um questionário, elaborado pela Comissão Europeia, adaptado e ampliado para atender ao objetivo desta pesquisa, que alcançou 148 respostas de estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e de Direito, do Campus XIX, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O foco analítico foi concebido a partir de nove temas, relacionados com as dimensões da RRI: 1. Engajamento público e a ciência; 2. Educação científica; 3. A percepção dos estudantes sobre a sua formação científica; 4. Impacto global da ciência e tecnologia; 5. Atitude com relação à ciência e tecnologia; 6. Ética e a ciência; 7. O jovem e a ciência; 8. Gênero e a ciência; 9. Acesso aberto. As análises revelaram uma significativa convergência entre a percepção e as atitudes dos estudantes em relação à ciência e tecnologia e as dimensões da RRI, além de apontar que eles apoiam e compreendem a importância da universidade na sua formação científica.

Biografia do Autor

Sonia Maria Conceição Pinto, Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT XIX - Camaçari-Ba.

Professora Doutora do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (Campus XIX). Doutora em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Pós-Doutorado na Open University - Reino Unido. 

Silvar Ferreira Ribeiro, Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT XIX - Camaçari-Ba.

Professor Doutor do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (Campus XIX). Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Pós-Doutorado na Open University - Reino Unido. 

 

Referências

BECKER, Saul; BRYMAN, Alan; SEMPIK, Joe. Defining’Quality’in Social Policy Research: Views, Perceptions and a Framework for Discussion. Lavenham: Social Policy Association. p. 1–20, 2006.

BURGET, Mirjam; BARDONE, Emanuele; PEDASTE, Margus. Definitions and Conceptual Dimensions of Responsible Research and Innovation: A Literature Review. Science and Engineering Ethics, v. 23, n. 1, p. 1–19, 18 fev. 2017.

BARDONE, Emanuele; LIND, Marianne. Towards a phronetic space for responsible research (and innovation). Life Sciences, Society and Policy, v. 12, n. 1, p. 5, 2016.

CAVAS, Bulent. A New Challenge By the European Union Has Already Started: Responsible Research and Innovation. Journal of Baltic Science Education, v. 14, n. 3, p. 292–295, 2015.

COMISSÃO EUROPEIA. Horizon 2020 em breves palavras: o programa-quadro de investigação e inovação da UE. Bruxelas, 2014: [s.n.]. Disponível em: <https://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/sites/horizon2020/files/H2020_PT_KI0213413PTN.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2018.

EUROPEAN COMMISSION. Responsible Research and Innovation (RRI), Science and Technology. Brussels, 2013 [s.n.]. Disponível em: <http://ec.europa.eu/research/swafs/pdf/pub_rri/rri_indicators_final_version.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2018.

LANG, Alexander. et al. Training Programmes Design (WP3). Barcelona: UPF, 2017. Disponível em: <https://www.fosteropenscience.eu/sites/default/files/pdf/3664.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2018.

MEJLGAARD, Niels. Stock Taking/Inventorying (WP2). D2.2 State of the Art Review, 2016 [s.l: s.n.]. Disponível em: <http://www.guninetwork.org/files/images/imce/heirri_wp2_d2.2.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2018.

NEELIE, Kroes. Commission Recommendation - on access to and preservation of scientific information. Brussels: European Comission, 2012. Disponível em: <https://ec.europa.eu/research/science-society/document_library/pdf_06/recommendation-access-and-preservation-scientific-information_en.pdf%0A>. Acesso em: 10 abr. 2018.

OKADA, Alexandra. Responsible research and innovation in science education report. Milton Keynes: [s.n.]. Disponível em: <https://www.engagingscience.eu/en/documents/>. Acesso em: 10 abr. 2018.

OKADA, Alexandra. Scaffolding School Pupils’ Scientific Argumentation with Evidence-Based Dialogue Maps. Knowledge Cartography, p. 131–162, 2008.

OKADA, Alexandra; GEMMA, Young; SHERBORNE, Tony. Innovative Teaching of Responsible Research and Innovation in Science Education. eLearning Papers, 2015.

OSLO AND ARKERSHUS UNIVERSITY et al. RRI-PRACTICE. RRI-Practice Newsletter, n. 1, p. 1–8, 2017. Disponível em: <https://www.rri-practice.eu/wp-content/uploads/2017/10/Newsletter-RRI-Practice-October-2017.pdf> Acesso em: 10 abr. 2018.

PINTO, Sônia Maria da Conceição, et al. Argumentação de estudantes da educação básica sobre dilemas sócio-científicos no projeto ENGAGE. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 00, p. 000-000, 2018. E-ISSN: 1982-558. Disponível em:<https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10242/7155>. Acesso em: 10 abr. 2018.

QUINN, Máire Geoghegan. Responsible Research and Innovation: Europe’s ability to respond to societal challenges. Odense: 2012. Disponível em: <http://ec.europa.eu/research/science-society%0A>. Acesso em: 10 abr. 2018.

QUINN, Máire Geoghegan. Towards a European Model for Responsible Research and Innovation. Science in Dialogue. Anais. Odense: 2012. Disponível em: <http://ec.europa.eu/research/science-society%0A> Acesso em: 10 abr. 2018.

RIP, Arie. The past and future of RRI. Life Sciences, Society and Policy, 2014.

STAHL, Bernd Carsten. Responsible research and innovation: The role of privacy in an emerging framework. Science and Public Policy, v. 40, n. 6, p. 708–716, 2013.

STRAND, Roger. Indicators for promoting and monitoring Responsible Research and Innovation. Brussels, 2013. [s.n.]. Disponível em: <http://ec.europa.eu/research/swafs/pdf/pub_rri/rri_indicators_final_version.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2018.

SUTCLIFFE, Hilary. A report on responsible research & innovation. Research and innovation of the European, 2011. Disponível em: <http://www.matterforall.org/pdf/RRI-Report2.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2018.

TASSONE, Valentina C., et al. (Re-) designing higher education curricula in times of systemic dysfunction: a responsible research and innovation perspective. Springer, v. 4, 2017. Disponível em: <http://www.livingknowledge.org/fileadmin/Dateien-Living-Knowledge/Dokumente_Dateien/EnRRICH/Paper_Tassone_et_al-2017-Higher_Education.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2018.

TORRES, Patrícia Lupion; OKADA, Alexandra; KOWALSKI, Raquel Pasternak Glitz. Responsabilidade Pesquisa e Inovação: Uma experiência de desenvolvimento de REAS no formato de revistas, vídeos, aplicativos e games. Memorias de la Décima Quinta Conferência Ibero Americana en Sistemas, Cibernética e Informática. Anais...2016.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

VON SCHOMBERG, Rene. Towards Responsible Research and Innovation in the Information and Communication Technologies and Security Technologies Fields. [s.l.] Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2011.

VON SCHOMBERG, Rene. A Vision of Responsible Research and Innovation. In: Responsible Innovation: Managing the Responsible Emergence of Science and Innovation in Society, Chapter 3, p. 51-74, J. Wiley: 2013.

ZWART, Hub; LANDEWEERD, Laurens; VAN ROOIJ, Arjan. Adapt or perish? Assessing the recent shift in the European research funding arena from “ELSA” to “RRI”. Life Sciences Society and Policy, v. 10, n. 1, p. 11, 2014.

Downloads

Publicado

2018-07-01

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Pesquisa e Inovação Responsáveis na Educação"