RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) COM PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS (RRI) PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: O CASO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p256-281Palavras-chave:
REA, Mapas conceituais, Produção de conhecimento, Educação Pública, RRI.Resumo
O trabalho propõe a análise e discussão sobre a utilização de Recursos Educacionais Abertos (REA) no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, como demonstração da viabilidade da interação de variadas mídias e recursos online no processo educacional, por meio dos quais alunos do Programa realizaram suas atividades e promoveram interações, tendo como referência sobre a aplicabilidade dos REA, a partir de estudos de Okada, Amiel, Nobre, Mallmann e Mendes. Este estudo exploratório reflete sobre como utilizar os REA (mapas do Litemap) como práticas pedagógicas ditas inovadoras, em contexto de cursos superiores. A metodologia tem como base o conceito de pesquisa e inovação responsáveis (RRI) com as seguintes etapas: uso de REA, adaptação da prática pedagógica e transformação do ensino aprendizagem do projeto Europeu ENGAGE que promoveu a plataforma LiteMap para formação de educadores para RRI. São apresentadas duas experiências de atividades no Mestrado Profissional, com a utilização de REA, seu desenvolvimento e análise, sendo a primeira na Disciplina de Administração e Financiamento da Educação Pública e a segunda nas atividades de Qualificação dos mestrandos, em 2017 e 2018. Ambas as experiências, desenvolvidas de modo experimental, foram exitosas e se demonstraram oportunas para sua disseminação em todo o Programa de Pós-Graduação. Os resultados desse estudo sugerem que REA com LiteMap podem ser utilizados, adaptados e transformados num processo pedagógico que reúne conteúdos e métodos, como conhecimento construído nos mapas.
Referências
AMIEL, Tel. Educação aberta: configurando ambientes, práticas e recursos educacionais. In: Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas. Salvador/Edufba, São Paulo/Casa da Cultura Digital, 2012. p. 17-33.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Campinas, SP: Editores Associados, 2009.
BLIKSTEIN, Paulo.; ZUFFO, Marcelo Knörich. As sereias do ensino eletrônico. In.: SILVA, Marco (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação coorporativa. São Paulo: Loyola, 2006.
CALDAS, Eduardo de Lima. SOUZA, Patrícia Laczsynski de. A diferença está no jeito de fazer. Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração. Fundação Getúlio Vargas, no. V. 7, n. 1- jan-jun 2017.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Vol.1. São Paulo: Ed. Paz e Terra. 2005.
CORRÊA, Raquel Wilma. Gestão da informação no setor de Gestão de Pessoas na Superintendência Regional de Ensino de São João Del-Rei/MG. Qualificação do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Mimeo, 2018.
COSTA, Alexandre Marino. Promover a Coaprendizagem nas disciplinas dos cursos: Coaprendizagem e RRI na gestão pública. Open University. 2016. Disponível em: <https://litemap.net/map.php?id=3e31d664-cca3-452d-b584-611dc9f044f8> . Acesso em: 22 abr. 2018.
EUROPEAN COMMISSION. RRI Responsible_research_innovation. Disponível em: <https://ec.europa.eu/futurium/en/innovation4eu/terms/all/RRI%20responsible_research_innovation>. Acesso em: 02 abr. 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: sabers necessários à Prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2006. NOBRE, Ana; MALLMANN, Elena Maria e MENDES, Antônio Quintas. A Universidade Aberta a caminho da inovação pedagógica: recursos e práticas educacionais abertas. Universidade Aberta de Portugal (2015). Disponível em: <http://hdl.handle.net/10400.2/6885>. Acesso em: 22 abr. 2018.
OKADA, Alexandra. Colearn 2.0: refletindo sobre o conceito de coaprendizagem via REAs na web 2.0. Educação e tecnologias: reflexão, inovação e práticas, 7(1):1-15. 2011. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/5813>. Acesso em: 10 fev. 2018.
OKADA, Alexandra; MIKROYANNIDIS, Alexander; MEISTER , Izabel e LITTLE, Suzanne. Coaprendizagem através de REA e Mídias Sociais. Grupo KMi Tool-Libray. The Open University –OU/UK. 2014. Disponível em: <http://oer.kmi.open.ac.uk/?page_id=4062>. Acesso em: 22 abr. 2018.
OKADA, Alexandra. Mapas do conhecimento com recursos educacionais abertos aplicados à coaprendizagem baseada em coinvestigação. In: TORRES, Patrícia ed. Complexidade: Redes e Conexões na Produção do Conhecimento. Curitiba: SENAR - PR, pp. 213–237, 2014.
OKADA, Alexandra. Competências-chave para coaprender: fundamentos, metodologias e aplicações. Lisboa: WhiteBooks, 2014.
OKADA, Alexandra. Visão Geral: Coaprendizagem e RRI na gestão pública. Open University. 2016. Disponível em: <https://litemap.net/map.php?id=f3d0fe38-bd83-452f-bd5e-ef9ac84bea5f>. Acesso em: 22 abr. 2018.
OKADA, Alexandra (Ed.). Engaging Science: Innovative Teaching for Responsible Citizenship. Milton Keynes: The Open University UK - Knowledge Media Institute. 2016. Disponível em: <http://oro.open.ac.uk/46456/1/Engage%20COURSE%20BOOK.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2018.
OKADA, Alexandra. ENGAGE: Preparando a próxima geração para Responsabilidade Pesquisa e Inovação. Disponível em: <https://www.slideshare.net/alexandraokada/engage-brasil-2016>. Acesso em: 18 ago. 2018.
PEREIRA, Daniervelin Renata Marques; FETTERMANN, Joyce, Vieira e CESAR, Danilo Rodrigues. O que são recursos educacionais abertos? Limites e possibilidades em discursos. Calidoscópio Vol. 14, n. 3, p. 458-465, set/dez 2016.
PRETTO, Nelson. 2010. Redes colaborativas, ética hacker e educação. Educação em Revista, 26(3):305-316.
PETERS, Otto. Educação a distância em transição. São Leopoldo. Editora Unisinos, 2002.
SANABIO, Marcos Tanure; MAGALDI, Juliana Alves (Org.). Relatório Sucupira – 2013, Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, Juiz de Fora, CAEd/UFxx, 2014.
SANABIO, Marcos Tanure; MAGALDI, Juliana Alves (Org.). Relatório Sucupira – 2014, Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, Juiz de Fora, CAEd/UFxx, 2015.
SANABIO, Marcos Tanure; MAGALDI, Juliana Alves e BORGES, Eliane Medeiros. TÃO LONGE E TÃO PERTO: um estudo de caso da utilização de TICs no Mestrado Profissional de Gestão e Avaliação da Educação Pública. Plurais Revista Multidisciplinar, v.2, n.1 2017.
TORRES, Patrícia Lupion; SANTOS, Katia Ethiénne Esteves dos; KOWALSKI, Raquel Pasternak Glitz Kowalski e OKADA, Alexandra. Experiência de Educação Ambientalutilizando Pesquisa e Inovação Responsáveis da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Projeto Europeu. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 55, p. 1530-1554, out./dez. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.