FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA: UMA ANÁLISE CURRICULAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p419-440

Palavras-chave:

Formação, Psicólogo, Currículo.

Resumo

A formação em Psicologia no Brasil tem sido amplamente estudada e discutida em ambientes acadêmicos, desde antes da sua institucionalização em universidades e faculdades. Diante da escassez de estudos críticos acerca da educação superior nacional, este estudo propõe examinar a formação em Psicologia como consequência da constituição peculiar da educação superior no Brasil, visando à sua caracterização por meio de uma abordagem comparativa. Mediante um estudo de casos múltiplos, buscou-se analisar a formação em psicologia, no nível de graduação. Os principais resultados apontam para uma estrutura de formação anacrônica, não condizente com as especificidades ontológicas da Psicologia e apartada das expectativas acerca do papel da educação superior na formação cidadã crítica e profissional. Acredita-se, portanto, que a formação em Psicologia deve ser revista em todas as dimensões, desde seus marcos normativos aos tipos de componentes curriculares. Aponta-se uma desejável revisão da arquitetura acadêmica, substituindo o tradicional arranjo linear pelo regime de ciclos. Desse modo, toda a formação inicial estaria assentada em uma etapa propedêutica, sendo complementada numa segunda etapa que ofereceria conteúdos estruturantes do campo psicológico e habilitaria à utilização de instrumentos e técnicas psicológicos indispensáveis à atuação profissional. Por fim, uma profissionalização mais efetiva dar-se-ia num terceiro ciclo de formação especializada, conforme áreas de especialidade e atuação ou orientações teórico-metodológicas, em programas de residência e/ou mestrado ou doutorado profissional.

Biografia do Autor

Caio Rudá, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professor Assistente do Centro de Formação em Ciências da Saúde da UFSB. Graduado em Psicologia e mestre em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade, ambos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi vice-coordenador do Núcleo Salvador da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), na gestão 2015-2017. Dedica-se ao estudo da formação em Psicologia e do sistema de educação superior brasileiro.

Denise Coutinho, Universidade Federal da Bahia

Professora Associada do Instituto de Psicologia da UFBA. Doutora em Letras e Linguística pela UFBA, tendo realizado Doutorado-Sanduíche em Princeton University. Especialista em tradução francesa. Graduada em Psicologia pela UFBA, com formação em Psicanálise. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFBA. Atualmente exerce as funções de Vice-Coordenadora e Coordenadora Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA. Interesses de pesquisa: o campo das artes na universidade brasileira; estudos sobre a universidade; epistemologias não-cartesianas; metodologia da pesquisa em artes; interface Artes-Ciências na universidade; psicanálise; contingência e lógica modal de Aristóteles.

Naomar de Almeida Filho, Universidade Federal da Bahia

Professor Titular de Epidemiologia do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia UFBA. Médico, Mestre em Saúde Comunitária, Ph.D. em Epidemiologia. Doctor of Science Honoris Causa da McGill University, Canadá. Professor Visitante nas universidades: Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade de Montreal e Universidade Harvard. Primeiro Titular da Cátedra Juan Cesar Garcia da Universidad de Guadalajara, México. Foi Reitor da UFBA (2002-2010) e Reitor pro-tempore da Universidade Federal do Sul da Bahia (2013-2017). Sua produção acadêmica concentra-se em estudos sobre a universidade, destacando-se os livros: Universidade Nova: Textos Críticos e Esperançosos (Brasília: Editora UnB, 2007); Memorial da Universidade Nova: UFBA 2002-2010 (Salvador: Edufba, 2010); com Boaventura Sousa Santos, A Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova (Coimbra: Almedina, 2008); e, com Fernando Seabra Santos, A Quarta Missão da Universidade (Coimbra: Editora da Universidade de Coimbra, 2012). 

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Publicado

2019-06-28

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Artigos