ATUALIDADE DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: CONSTRUINDO ESPERANÇA E MOBILIZANDO LUTAS EMANCIPATÓRIAS
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i4p1008-1028Palavras-chave:
Pedagogia do Oprimido, Emancipação, Esperança, Pedagogia CríticaResumo
O artigo tem como objetivo identificar as repercussões da Pedagogia do Oprimido para a academia e para os movimentos sociais, contribuindo com a formação humana e social numa perspectiva crítica. Discute a atualidade do pensamento freiriano buscando compreender a sua força para mobilizar a esperança e organizar projetos e práticas que concretizam o ideário da Pedagogia do Oprimido nas lutas da emancipação de grupos e pessoas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a abordagem da pesquisa documental e bibliográfica tendo por base o contexto da produção da obra freireana. Além disso, analisa as repercussões da Pedagogia do Oprimido para o contexto sociocultural contemporâneo. Os resultados apontam para a atualidade da obra, constituindo-se em base importante para os estudos universitários e para os movimentos sociais, contribuindo para a formação política e as lutas de libertação. Por isso, é uma das principais obras que vem sendo indicada como referência mundial na área da educação e das ciências humanas.Referências
AZEVEDO, José Clóvis et al. Utopia e democracia na Educação Cidadã. Porto Alegre: Editora UFRGS; Secretaria Municipal de Educação, 2000. BIGGSBIGGS, John Burville; TANG, Catherine So-Kum. Teaching for quality learning at university. 4. ed. Maidenhead: Open University Press, 2011. E-book. BRANDÃO, Carlos R. A Educação popular na escola cidadã cidadã. Petrópolis : Vozes,
BRASIL. Lei No 12.612, de 13 de abril de 2012. Declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Brasília, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12612.htm. Acesso em: 10 set. 2018. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomiautonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
_______. Pedagogia da esperançasperança. São Paulo: Paz e Terra, 1994.
_______. Pedagogia da indignaçãondignação. São Paulo: UNESP, 1995 1995. _______. Pedag ogia do oprimidoprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1993.
GADOTTI, Moacir ; PADILHA, Paulo; CABE ZUDO, Alicia Alicia. (Org Orgs.). Cidade Educadora Educadora: princípios e experiências. São Paulo: Cortez, 2004.
GUIMARÃES, Juca. Paulo Freire, 97 anos: o legado do brasileiro que ensinou o mundo a ler a si mesmo. Brasil de Fato, São Paulo, 19 set. 2018. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2018/09/19/paulo-freire-97-anos-o-legado-do-brasileiro-que-ensinou-o-mundo-a-ler-a-si-mesmo/. Acesso em: 10 set. 2018.
MONTESANTI, Beatriz. Paulo Freire é o terceiro pensador mais citado em trabalhos pelo mundo. Nexo, 6 jun. 2018. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/06/04/Paulo-Freire-%C3%A9-o-terceiro-pensador-mais-citado-em-trabalhos-pelo-mundo. Acesso em: 10 set. 2018.
SILVA, Luiz Heron da; AZEVEDO, José Clóvis; SANTOS, Edmilson S. dos. Identidade Social e a Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Prefeitura Municipal, 1997.
VITTORIA, Paolo. Narrando Paulo Freire: por uma pedagogia do diálogo: Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.