A PRESENÇA DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE NAS PRODUÇÕES EM CURRÍCULO (2006-2016)

Autores

  • Teodoro Adriano Costa Zanardi Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte
  • Márden Pádua Ribeiro PUCMG FACISABH

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i4p1050-1075

Palavras-chave:

currículo, Paulo Freire, conhecimento

Resumo

A partir da questão da temática do conhecimento, buscamos nesta pesquisa apresentar como se mantém vivo o legado de Paulo Freire no campo do currículo. Neste trabalho, fez-se um levantamento da produção de artigos científicos sobre o currículo, no período de 2006-2016, delimitados entre cinco periódicos nacionais, tendo como critério temático o foco em pesquisas associadas à educação básica. Num total de 226 produções, foram criadas categorias temáticas que agruparam os trabalhos. Desse agrupamento, a categoria referente ao conhecimento apresentou uma centralidade da influência freireana. Assim, o presente artigo, calcado em pesquisa bibliográfica interpretativa, tem por objetivo analisar as produções curriculares de linhagem freireana nesses artigos compilados e fornecer reflexões ao campo curricular acerca do potencial dessa teoria para essa área do conhecimento. Para tal, a pesquisa fornece, ainda, um resgate histórico acerca das tendências curriculares críticas no Brasil, ressaltando sua heterogeneidade e um breve apanhado quantitativo dos dados, possibilitando ao leitor uma visão geral da pesquisa.

Biografia do Autor

Teodoro Adriano Costa Zanardi, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e da Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutor em Educação pela Universität zu Köln.

Márden Pádua Ribeiro, PUCMG FACISABH

Mestre em Educação Doutorando em Educação - PUCMG

Professor do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte. Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa de Formação Docente (GEPFOR)

Supervisor de Ensino da FAMINASBH.

Referências

APPLE, Michael. Ideologia e Currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. SHOR, Ira. Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 33. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GHIGGI, Gomercindo; ZANCHET, Beatriz; FOSTER, Mari Margarete dos Santos. (Re)significando a escola como espaço formativo: dos diálogos com a comunidade escolar à sistematização de conhecimentos. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 4, n. 1, dez. 2008.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIROUX, Henry. Teoria Crítica e Resistência em Educação: para além das teorias de reprodução. Rio de Janeiro: Vozes, 1986.

LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação, Sociedade & Culturas, n. 39, 2013.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Currículos e programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. A configuração atual dos estudos curriculares: a crise da teoria crítica. In: PARAÍSO, Marlucy. (Org.). Antônio Flavio Barbosa Moreira: pesquisador em currículo. Belo Horizonte: Autêntica. p. 95-115, 1998.

OLIVEIRA, Inês Barbosa; SÜSSEKIND, Maria Luiza. Das teorias críticas às críticas das teorias: um estudo indiciário sobre a conformação dos debates no campo curricular no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 71 p. 1-18, 2017.

PARAÍSO, Marlucy. Estudos sobre currículo no Brasil: tendências das publicações na última década. Educação e Realidade. v. 19, n. 2, p. 95-115, 1994.

RIBEIRO, Márden de Pádua. Currículo e conhecimento sob diferentes perspectivas teóricas. Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 3, p. 574-599, set./dez. 2017.

SAUL, Ana Maria. Pesquisas de currículo no Brasil: o pensamento de Paulo Freire nos sistemas públicos de ensino. Currículo sem Fronteiras, v. 12, p. 37-56, 2012.

SAUL, Ana Maria. Políticas e Práticas Educativas Inspiradas no Pensamento de Paulo Freire: pesquisando diferentes contextos. Currículo sem Fronteiras, v. 14, p. 129-142, 2014.

SAUL, Ana Maria; GIOVEDI, Valter Martins. Currículo e movimentos sociais: uma prática na escola inspirada na pedagogia de Paulo Freire. Revista Teias, v. 16, n. 43, p. 135-152, 2015.

SAUL, Ana Maria; SILVA, Antônio Fernando Gouvêa. O legado de Paulo Freire para as políticas de currículo e formação de educadores no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 90, p. 223-244, 2009.

SAUL, Ana Maria; SILVA, Antônio Fernando Gouvêa. Políticas de currículo: novos olhares. Educação (São Paulo), v. 04, p. 54-61, 2010.

SAUL, Ana Maria; SILVA, Antônio Fernando Gouvêa. O pensamento de Paulo Freire no campo de forças das políticas de currículo: a democratização da escola. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 07, p. 01-24, 2011.

SAUL, Ana Maria; SILVA, Antônio Gouveia. Relatório da pesquisa Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção - análise de sistemas de ensino a partir de 1990. São Paulo: PUC-SP, 2016.

SAUL, Ana Maria; SILVA, Antônio Fernando Gouvêa. O pensamento de Paulo Freire em sistemas públicos de ensino: pesquisando políticas de currículo em um mesmo território, sob diferentes olhares. Revista Teias (UERJ. Online), v. 13, p. 9-27, 2012.

SAUL, Ana Maria; SILVA, Antônio Fernando Gouvêa. A matriz de pensamento de Paulo Freire: um crivo de denúncia-anúncio de concepções e práticas curriculares. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 12, p. 2064-2080, 2014.

SAUL, Ana Maria; SAUL, Alexandre; SHOR, Ira. O poder que ainda não está no poder: Paulo Freire, pedagogia crítica, e a guerra na educação pública. Educar em Revista (Impresso), v. 61, p. 293-308, 2016.

SANTIAGO, Maria Eliete. Formação de professores e currículo. Revista de educação AEC, v. 1, p. 01-15, 2006.

SANTIAGO, Maria Eliete. Campo curricular, prática pedagógica e pedagogia freireana. Revista de Educação AEC, v. 142, p. 28-40, 2007.

SANTIAGO, Maria Eliete; MENEZES, Marilia Gabriela. Um estudo sobre a contribuição de Paulo Freire para a construção crítica do currículo. Revista Espaço do Currículo (Online), v. 3, p. 395-402, 2010.

SANTIAGO, Maria Eliete; MENEZES, Marilia Gabriela. Contribuição do pensamento de Paulo Freire para o paradigma curricular crítico-emancipatório. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 25, p. 45-62, 2014.

SANTIAGO, Maria Eliete; BATISTA-NETO, José. Política, proposta e práticas curriculares municipais: campos de tensão entre o esvaziamento político e a resistência cultural. Currículo sem Fronteiras, v. 12, p. 125-142, 2012.

SANTIAGO, Maria Eliete; SOUZA-JUNIOR, Marcílio. Currículo e saberes escolares: ambiguidades, dúvidas e conflitos. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 22, p. 01-12, 2011.

SCOCUGLIA, Afonso Celso. Paulo Freire e a conscientização na transição pós-moderna. Educação, Sociedade & Culturas, nº 23, p.21-42, 2005.

SILVA, Tomaz Tadeu. Currículo, conhecimento e democracia: as lições e as dúvidas de duas décadas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 73, p. 59-66, maio 1990.

STRECK, Danilo. Qual o conhecimento que importa? Desafios para o currículo. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 8-24, set/dez 2012.

ZANARDI, Teodoro Adriano Costa. Educação integral, tempo integral e Paulo Freire: os desafios da articulação conhecimento-tempo-território. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 82-107, 2016.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Dossiê Temático: "50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: ler a realidade e construir a esperança"