A PRESENÇA DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE NAS PRODUÇÕES EM CURRÍCULO (2006-2016)
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i4p1050-1075Palavras-chave:
currículo, Paulo Freire, conhecimentoResumo
A partir da questão da temática do conhecimento, buscamos nesta pesquisa apresentar como se mantém vivo o legado de Paulo Freire no campo do currículo. Neste trabalho, fez-se um levantamento da produção de artigos científicos sobre o currículo, no período de 2006-2016, delimitados entre cinco periódicos nacionais, tendo como critério temático o foco em pesquisas associadas à educação básica. Num total de 226 produções, foram criadas categorias temáticas que agruparam os trabalhos. Desse agrupamento, a categoria referente ao conhecimento apresentou uma centralidade da influência freireana. Assim, o presente artigo, calcado em pesquisa bibliográfica interpretativa, tem por objetivo analisar as produções curriculares de linhagem freireana nesses artigos compilados e fornecer reflexões ao campo curricular acerca do potencial dessa teoria para essa área do conhecimento. Para tal, a pesquisa fornece, ainda, um resgate histórico acerca das tendências curriculares críticas no Brasil, ressaltando sua heterogeneidade e um breve apanhado quantitativo dos dados, possibilitando ao leitor uma visão geral da pesquisa.
Referências
APPLE, Michael. Ideologia e Currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. SHOR, Ira. Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 33. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
GHIGGI, Gomercindo; ZANCHET, Beatriz; FOSTER, Mari Margarete dos Santos. (Re)significando a escola como espaço formativo: dos diálogos com a comunidade escolar à sistematização de conhecimentos. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 4, n. 1, dez. 2008.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIROUX, Henry. Teoria Crítica e Resistência em Educação: para além das teorias de reprodução. Rio de Janeiro: Vozes, 1986.
LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação, Sociedade & Culturas, n. 39, 2013.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Currículos e programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. A configuração atual dos estudos curriculares: a crise da teoria crítica. In: PARAÍSO, Marlucy. (Org.). Antônio Flavio Barbosa Moreira: pesquisador em currículo. Belo Horizonte: Autêntica. p. 95-115, 1998.
OLIVEIRA, Inês Barbosa; SÜSSEKIND, Maria Luiza. Das teorias críticas às críticas das teorias: um estudo indiciário sobre a conformação dos debates no campo curricular no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 71 p. 1-18, 2017.
PARAÍSO, Marlucy. Estudos sobre currículo no Brasil: tendências das publicações na última década. Educação e Realidade. v. 19, n. 2, p. 95-115, 1994.
RIBEIRO, Márden de Pádua. Currículo e conhecimento sob diferentes perspectivas teóricas. Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 3, p. 574-599, set./dez. 2017.
SAUL, Ana Maria. Pesquisas de currículo no Brasil: o pensamento de Paulo Freire nos sistemas públicos de ensino. Currículo sem Fronteiras, v. 12, p. 37-56, 2012.
SAUL, Ana Maria. Políticas e Práticas Educativas Inspiradas no Pensamento de Paulo Freire: pesquisando diferentes contextos. Currículo sem Fronteiras, v. 14, p. 129-142, 2014.
SAUL, Ana Maria; GIOVEDI, Valter Martins. Currículo e movimentos sociais: uma prática na escola inspirada na pedagogia de Paulo Freire. Revista Teias, v. 16, n. 43, p. 135-152, 2015.
SAUL, Ana Maria; SILVA, Antônio Fernando Gouvêa. O legado de Paulo Freire para as políticas de currículo e formação de educadores no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 90, p. 223-244, 2009.
SAUL, Ana Maria; SILVA, Antônio Fernando Gouvêa. Políticas de currículo: novos olhares. Educação (São Paulo), v. 04, p. 54-61, 2010.
SAUL, Ana Maria; SILVA, Antônio Fernando Gouvêa. O pensamento de Paulo Freire no campo de forças das políticas de currículo: a democratização da escola. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 07, p. 01-24, 2011.
SAUL, Ana Maria; SILVA, Antônio Gouveia. Relatório da pesquisa Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção - análise de sistemas de ensino a partir de 1990. São Paulo: PUC-SP, 2016.
SAUL, Ana Maria; SILVA, Antônio Fernando Gouvêa. O pensamento de Paulo Freire em sistemas públicos de ensino: pesquisando políticas de currículo em um mesmo território, sob diferentes olhares. Revista Teias (UERJ. Online), v. 13, p. 9-27, 2012.
SAUL, Ana Maria; SILVA, Antônio Fernando Gouvêa. A matriz de pensamento de Paulo Freire: um crivo de denúncia-anúncio de concepções e práticas curriculares. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 12, p. 2064-2080, 2014.
SAUL, Ana Maria; SAUL, Alexandre; SHOR, Ira. O poder que ainda não está no poder: Paulo Freire, pedagogia crítica, e a guerra na educação pública. Educar em Revista (Impresso), v. 61, p. 293-308, 2016.
SANTIAGO, Maria Eliete. Formação de professores e currículo. Revista de educação AEC, v. 1, p. 01-15, 2006.
SANTIAGO, Maria Eliete. Campo curricular, prática pedagógica e pedagogia freireana. Revista de Educação AEC, v. 142, p. 28-40, 2007.
SANTIAGO, Maria Eliete; MENEZES, Marilia Gabriela. Um estudo sobre a contribuição de Paulo Freire para a construção crítica do currículo. Revista Espaço do Currículo (Online), v. 3, p. 395-402, 2010.
SANTIAGO, Maria Eliete; MENEZES, Marilia Gabriela. Contribuição do pensamento de Paulo Freire para o paradigma curricular crítico-emancipatório. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 25, p. 45-62, 2014.
SANTIAGO, Maria Eliete; BATISTA-NETO, José. Política, proposta e práticas curriculares municipais: campos de tensão entre o esvaziamento político e a resistência cultural. Currículo sem Fronteiras, v. 12, p. 125-142, 2012.
SANTIAGO, Maria Eliete; SOUZA-JUNIOR, Marcílio. Currículo e saberes escolares: ambiguidades, dúvidas e conflitos. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 22, p. 01-12, 2011.
SCOCUGLIA, Afonso Celso. Paulo Freire e a conscientização na transição pós-moderna. Educação, Sociedade & Culturas, nº 23, p.21-42, 2005.
SILVA, Tomaz Tadeu. Currículo, conhecimento e democracia: as lições e as dúvidas de duas décadas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 73, p. 59-66, maio 1990.
STRECK, Danilo. Qual o conhecimento que importa? Desafios para o currículo. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 8-24, set/dez 2012.
ZANARDI, Teodoro Adriano Costa. Educação integral, tempo integral e Paulo Freire: os desafios da articulação conhecimento-tempo-território. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 82-107, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.