A PRESENÇA DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE NAS PRODUÇÕES EM CURRÍCULO (2006-2016)
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i4p1050-1075Palabras clave:
currículo, Paulo Freire, conhecimentoResumen
A partir da questão da temática do conhecimento, buscamos nesta pesquisa apresentar como se mantém vivo o legado de Paulo Freire no campo do currículo. Neste trabalho, fez-se um levantamento da produção de artigos científicos sobre o currículo, no período de 2006-2016, delimitados entre cinco periódicos nacionais, tendo como critério temático o foco em pesquisas associadas à educação básica. Num total de 226 produções, foram criadas categorias temáticas que agruparam os trabalhos. Desse agrupamento, a categoria referente ao conhecimento apresentou uma centralidade da influência freireana. Assim, o presente artigo, calcado em pesquisa bibliográfica interpretativa, tem por objetivo analisar as produções curriculares de linhagem freireana nesses artigos compilados e fornecer reflexões ao campo curricular acerca do potencial dessa teoria para essa área do conhecimento. Para tal, a pesquisa fornece, ainda, um resgate histórico acerca das tendências curriculares críticas no Brasil, ressaltando sua heterogeneidade e um breve apanhado quantitativo dos dados, possibilitando ao leitor uma visão geral da pesquisa.
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