A PRESENÇA DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE NAS PRODUÇÕES EM CURRÍCULO (2006-2016)

Autores/as

  • Teodoro Adriano Costa Zanardi Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte
  • Márden Pádua Ribeiro PUCMG FACISABH

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i4p1050-1075

Palabras clave:

currículo, Paulo Freire, conhecimento

Resumen

A partir da questão da temática do conhecimento, buscamos nesta pesquisa apresentar como se mantém vivo o legado de Paulo Freire no campo do currículo. Neste trabalho, fez-se um levantamento da produção de artigos científicos sobre o currículo, no período de 2006-2016, delimitados entre cinco periódicos nacionais, tendo como critério temático o foco em pesquisas associadas à educação básica. Num total de 226 produções, foram criadas categorias temáticas que agruparam os trabalhos. Desse agrupamento, a categoria referente ao conhecimento apresentou uma centralidade da influência freireana. Assim, o presente artigo, calcado em pesquisa bibliográfica interpretativa, tem por objetivo analisar as produções curriculares de linhagem freireana nesses artigos compilados e fornecer reflexões ao campo curricular acerca do potencial dessa teoria para essa área do conhecimento. Para tal, a pesquisa fornece, ainda, um resgate histórico acerca das tendências curriculares críticas no Brasil, ressaltando sua heterogeneidade e um breve apanhado quantitativo dos dados, possibilitando ao leitor uma visão geral da pesquisa.

Biografía del autor/a

Teodoro Adriano Costa Zanardi, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e da Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutor em Educação pela Universität zu Köln.

Márden Pádua Ribeiro, PUCMG FACISABH

Mestre em Educação Doutorando em Educação - PUCMG

Professor do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte. Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa de Formação Docente (GEPFOR)

Supervisor de Ensino da FAMINASBH.

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Publicado

2018-12-18

Número

Sección

Dossiê Temático: "50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: ler a realidade e construir a esperança"