PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS CÍRCULOS CONCÊNTRICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p472-491

Palavras-chave:

Epistemologia, Círculos concêntricos, Estudos sociais, Anos Iniciais.

Resumo

O ensino dos estudos sociais nos anos iniciais do ensino fundamental é a temática deste texto. Por que ensinamos estudos sociais nos anos iniciais da educação básica da forma como ensinamos? Que concepção epistemológica e pedagógica orienta essa forma de organização do currículo escolar dos Estudos Sociais? Como se produziu o ensino dos estudos sociais que toma como referência os círculos concêntricos? O objetivo é fustigar a tradição consolidada em torno da forma como ensinamos os conhecimentos dos Estudos Sociais nos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica. É uma reflexão com caráter ensaístico permeado pelos anos de experiência de ensino nos anos iniciais e da formação inicial e continuada de professores. Antecipa-se que a disposição curricular dos conteúdos dos estudos sociais nos anos iniciais está organizada tomando como referência os pressupostos epistêmicos dos círculos concêntricos, ou seja, do próximo e imediato para o mais distante e abstrato ou do mais simples para o mais complexo.

Biografia do Autor

Martin Kuhn, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Graduado em Pedagogia e Sociologia. Mestrado (2003) e Doutorado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/2016) e Universidad Autónoma de Madrid - UAM (Bolsista CAPES - PDSE). Pós-Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/2017). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – Frederico Westphalen – RS – Brasil. Atua nos temas: formação de professores, identidade, saberes docentes, pesquisa, ensino e aprendizagem.

Helena Copetti Callai, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul _ UNIJUÍ

Graduada Geografia pela FIDENE- Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1973). Mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996). É pós doutora pela UAM - Universidad Autônoma de Madrid- Espanha, (com bolsa da CAPES). Professora titular no DHE - Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Orientadora de PIBIC/CNPq, de mestrado, doutorado e pós-doutorado no PPGEC- Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências- UNIJUI. É professora visitante - na UAHC - Universidad Academia de Humanismo Cristiano - Santiago do Chile. É tutora de convênio internacional - UNIJUI - UAM - Universidad Autônoma de Madrid - Espanha e do convênio - UNIJUI -UAHC - Universidad Academia de Humanismo Cristiano - Santiago do Chile. Pesquisadora do CNPq- Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 1D. Investiga principalmente nos seguintes temas: geografia, educação geográfica, ensino de geografia, estudos da cidade, cidadania, educação, formação de professores, currículo, avaliação institucional.

Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo.

Graduada em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJÍ. Mestrado (2003) e Doutorado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/2018). Estágio Sanduíche na Universitá di Bologna (Itália).

 

 

Mestre e Doutora em Educação nas Ciências p

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Publicado

2019-06-28

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Artigos