PREFÁCIO À 3ª EDIÇÃO PORTUGUESA DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO DA EDITORA AFRONTAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i4p1349-1357Palavras-chave:
Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido, contextoResumo
A Pedagogia do Oprimido é uma obra de um pensador, corajoso, lúcido e criativo, um educador militante, consciente de dificuldades a enfrentar na batalha que procurava travar para que a Educação de instrumento de discriminação e dominação, passasse a ser instrumento de possível conscientização. Trata-se de um texto que, desde logo, explicita claramente opções políticas que o estruturam, ao plasmar, na primeira página, a dedicatória que faz "aos esfarrapados do mundo". Foi em um contexto político internacional e na situação em que o próprio Freire "estava sendo", que foi tendo lugar a gestação da Pedagogia do Oprimido. O tempo de a escrever foi longamente precedido de um tempo de "falar das ideias que serão fixadas no papel". A grande qualidade e os enormes efeitos sociais e educativos que esta obra desencadeou em nível internacional, suscitam realmente o interesse em se tentar desvendar algumas das condições que permitiram a sua produção.
Referências
COELHO, Mário Brochado. Confronto, Memória de uma Cooperativa Cultural. Porto: Afrontamento, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
______. Pedagogia do oprimido (2ª Ed.). Porto: Afrontamento, 1972.
KONING, Marijke. Para uma educação inspirada em Paulo Freire: das tarefas infinitas. In: ALCOFARADO, Luís; BARBOSA, Maria Regina; BARRETO, Denise (Orgs.) Diálogos freireanos: a educação de jovens e adultos em Portugal. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.