PREFÁCIO À 3ª EDIÇÃO PORTUGUESA DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO DA EDITORA AFRONTAMENTO

Autores/as

  • Luiza Cortesão

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i4p1349-1357

Palabras clave:

Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido, contexto

Resumen

A Pedagogia do Oprimido é uma obra de um pensador, corajoso, lúcido e criativo, um educador militante, consciente de dificuldades a enfrentar na batalha que procurava travar para que a Educação de instrumento de discriminação e dominação, passasse a ser instrumento de possível conscientização. Trata-se de um texto que, desde logo, explicita claramente opções políticas que o estruturam, ao plasmar, na primeira página, a dedicatória que faz "aos esfarrapados do mundo". Foi em um contexto político internacional e na situação em que o próprio Freire "estava sendo", que foi tendo lugar a gestação da Pedagogia do Oprimido. O tempo de a escrever foi longamente precedido de um tempo de "falar das ideias que serão fixadas no papel". A grande qualidade e os enormes efeitos sociais e educativos que esta obra desencadeou em nível internacional, suscitam realmente o interesse em se tentar desvendar algumas das condições que permitiram a sua produção.

Citas

COELHO, Mário Brochado. Confronto, Memória de uma Cooperativa Cultural. Porto: Afrontamento, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

______. Pedagogia do oprimido (2ª Ed.). Porto: Afrontamento, 1972.

KONING, Marijke. Para uma educação inspirada em Paulo Freire: das tarefas infinitas. In: ALCOFARADO, Luís; BARBOSA, Maria Regina; BARRETO, Denise (Orgs.) Diálogos freireanos: a educação de jovens e adultos em Portugal. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.

Publicado

2018-12-18

Número

Sección

Dossiê Temático: "50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: ler a realidade e construir a esperança"