SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MUNICIPAL: PESQUISA AVALIATIVA À LUZ DA METODOLOGIA QUADRIPOLAR

Rita de Fátima Muniz, Sheila Maria Muniz, Marcos Antonio Martins Lima, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim

Resumo


Este artigo é um recorte da dissertação de Mestrado da autora principal desta pesquisa, estudo ao qual lhe foi dado nova abordagem, centrando-se na pesquisa avaliativa à luz da metodologia quadripolar proposta por Bruyne et al. (1977). Versa-se sobre o Sistema de Avaliação do Ensino Municipal em Jijoca de Jericoacoara, Ceará, e seus efeitos na aprendizagem dos alunos do 2º ano dos anos iniciais. A pesquisa, prioritariamente qualitativa, apropriou-se de recursos metodológicos quantitativos e qualitativos, dentre eles a metodologia quadripolar. A análise de dados quantitativos foi realizada por meio do programa estatístico IBM SPSS Statistics 20 e os qualitativos, por meio do programa Atlas.ti 7. Como principais resultados, evidenciou-se que essa sistemática contribui para que haja equidade entre as escolas e a orientação da prática docente. Todavia, os educadores dessa cidade reconhecem que aspectos como a metodologia de divulgação dos resultados e o nível das questões das avaliações ministradas precisam ser revistos para que ela seja mais significativa quanto às suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem das crianças.

Palavras-chave


Pesquisa avaliativa; Metodologia quadripolar; Sistema de Avaliação do Ensino Municipal em Jijoca de Jericoacoara.

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DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p180-199

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