SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MUNICIPAL: PESQUISA AVALIATIVA À LUZ DA METODOLOGIA QUADRIPOLAR
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p180-199Palavras-chave:
Pesquisa avaliativa, Metodologia quadripolar, Sistema de Avaliação do Ensino Municipal em Jijoca de Jericoacoara.Resumo
Este artigo é um recorte da dissertação de Mestrado da autora principal desta pesquisa, estudo ao qual lhe foi dado nova abordagem, centrando-se na pesquisa avaliativa à luz da metodologia quadripolar proposta por Bruyne et al. (1977). Versa-se sobre o Sistema de Avaliação do Ensino Municipal em Jijoca de Jericoacoara, Ceará, e seus efeitos na aprendizagem dos alunos do 2º ano dos anos iniciais. A pesquisa, prioritariamente qualitativa, apropriou-se de recursos metodológicos quantitativos e qualitativos, dentre eles a metodologia quadripolar. A análise de dados quantitativos foi realizada por meio do programa estatístico IBM SPSS Statistics 20 e os qualitativos, por meio do programa Atlas.ti 7. Como principais resultados, evidenciou-se que essa sistemática contribui para que haja equidade entre as escolas e a orientação da prática docente. Todavia, os educadores dessa cidade reconhecem que aspectos como a metodologia de divulgação dos resultados e o nível das questões das avaliações ministradas precisam ser revistos para que ela seja mais significativa quanto às suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem das crianças.Referências
BRUYNE, Paul et al. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: os pólos da prática metodológica. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.
CEARÁ. Secretaria de Educação. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – Spaece 2008. Boletim Pedagógico de Avaliação: Matemática, 5º ano do ensino fundamental. Juiz de Fora: CAEd, 2008.
CONTANDRIOPOULOS, André-Pierre. Avaliando a institucionalização da avaliação. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p. 705-711, 2006.
DUTRA, Luiz Henrique de Araújo. Introdução à epistemologia. São Paulo: Unesp, 2010.
HORTA NETO, João Luiz. As avaliações externas e seus efeitos sobre as políticas educacionais: uma análise comparada entre a União e os estados de Minas Gerais e São Paulo. 2013. Orientadora: Silvia Cristina Yannoulas. Tese (Doutorado em Política Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
MARINHO, G. S. et al. Pesquisa avaliativa: base epistemológica, fundamentos, abordagens e aplicações. In: LIMA, Marcos Antonio Martins; PARENTE, Francisco A. C. (Orgs.).
Epistemologias da avaliação: métodos e técnicas para aplicação. Fortaleza: Armazém da Cultura, 2016. p. 174-202.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Introdução. In: MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (Org.). Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010. p. 53-70.
MINAYO, Maria Cecília de Souza et al. Métodos, técnicas e relações em triangulação. In: MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (Org.). Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010. p. 71-103.
MUNIZ, Rita de Fátima. Os efeitos de uma sistemática de avaliação municipal na aprendizagem de alunos de 2º ano dos anos iniciais em escolas do município de Jijoca de Jericoacoara (CE). 2016. Orientadora: Adriana Eufrásio Braga. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
PELUSO, Luis Alberto. A filosofia de Karl Popper: epistemologia e racionalismo crítico. Campinas: Papirus, 1995.
PEREIRA, Júlio César. Epistemologia e liberalismo: uma introdução à filosofia de Karl R. Popper. Porto Alegre: PUCRS, 1993.
PONCE, Aníbal. Educação e luta de classes. São Paulo: Cortez, 2005.
POPPER, Karl Raimund. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 2013.
SCRIVEN, Michael. Avaliação educacional II: perspectivas, procedimentos, alternativas. Petrópolis: Vozes, 1981.
SILVA, Denize de Melo. Avaliação da gestão em escolas da rede municipal de Fortaleza-CE. 2016. Orientador: Marcos Antônio Martins Lima. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
SPAECE. O Spaece. 2018. Disponível em: http://www.spaece.caedufjf.net/avaliacao-educacional/o-programa/. Acesso em: 28 jan. 2020.
VIANNA, Heraldo Marelim. Introdução à avaliação educacional. São Paulo: Ibrasa, 1989.
VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliação educacional e o avaliador. São Paulo: Ibrasa, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.