SISTEMA DE EVALUACIÓN DE LA ENSEÑANZA MUNICIPAL: INVESTIGACIÓN EVALUATIVA SEGÚN LA METODOLOGÍA CUADRIPOLAR

Autores/as

  • Rita de Fátima Muniz Universidade Federal do Ceará (UFC) Programa de Pós-graduação em Educação Núcleo de Avaliação Educacional http://orcid.org/0000-0003-0267-7552
  • Sheila Maria Muniz Universidade Federal do Ceará (UFC) Programa de Pós-graduação em Educação Núcleo de Avaliação Educacional https://orcid.org/0000-0002-4210-1497
  • Marcos Antonio Martins Lima Universidade Federal do Ceará (UFC) Programa de Pós-graduação em Educação Núcleo de Avaliação Educacional http://orcid.org/0000-0001-5541-6220
  • Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim Universidade Federal do Ceará (UFC) Programa de Pós-graduação em Educação Núcleo de Avaliação Educacional http://orcid.org/0000-0002-4236-1555

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p180-199

Palabras clave:

Investigación evaluativa, Metodología cuadripolar, Sistema de Evaluación de Enseñanza Municipal en Jijoca de Jericoacoara.

Resumen

Este artículo es un recorte de la disertación de Maestría de la autora principal de esta investigación, estudio al cual le fue dado un nuevo enfoque, centrándose en la investigación evaluativa conforme el modelo cuadripolar propuesta por Bruyne et al. (1977). Trata sobre el Sistema de Evaluación de Enseñanza Municipal en Jijoca de Jericoacoara, Ceará, Brasil, y sus efectos en el aprendizaje de los alumnos del 2º año de los años iniciales. La investigación, prioritariamente cualitativa, se apropió de recursos metodológicos cuantitativos y cualitativos, entre ellos la metodología cuadripolar. El análisis de datos cuantitativos fue realizado mediante el programa estadístico IBM SPSS Statistics 20 y los cualitativos, por medio del programa Atlas.ti 7. Como principales resultados, se constató que esa sistemática contribuye para que haya equidad entre las escuelas y la orientación de la práctica docente. Sin embargo, los educadores de esa ciudad reconocen que aspectos como la metodología de divulgación de los resultados y el nivel de las cuestiones de las evaluaciones suministradas necesitan ser revistas para que ese método sea más significativo con relación a sus contribuciones al proceso de enseñanza-aprendizaje de los niños.

Biografía del autor/a

Rita de Fátima Muniz, Universidade Federal do Ceará (UFC) Programa de Pós-graduação em Educação Núcleo de Avaliação Educacional

Doutoranda e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC – Rio. Licenciada com habilitação em Português e Inglês – UVA. Pesquisadora/Bolsista (FUNCAP).

Sheila Maria Muniz, Universidade Federal do Ceará (UFC) Programa de Pós-graduação em Educação Núcleo de Avaliação Educacional

Mestra em Educação Brasileira (UFC).  Graduada em Pedagogia (UVA). Bacharel em Serviço Social (Universidade Anhanguera-Uniderp).  Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (INTA). Especialista em Educação Especial (INTA).

Marcos Antonio Martins Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC) Programa de Pós-graduação em Educação Núcleo de Avaliação Educacional

Pós-doutor em Gestão e Avaliação (UFRN). Doutor em Educação Brasileira (UFC). Mestre em Administração (UECE). Graduado em Ciências Econômicas (UFC). Membro e coordenador do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE/NAVE/FACED/UFC).

Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim, Universidade Federal do Ceará (UFC) Programa de Pós-graduação em Educação Núcleo de Avaliação Educacional

Doutora e mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Coordenação pedagógica pelo Centro Universitário Sete de Setembro (UNI7). Licenciada em Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Citas

BRUYNE, Paul et al. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: os pólos da prática metodológica. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.

CEARÁ. Secretaria de Educação. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – Spaece 2008. Boletim Pedagógico de Avaliação: Matemática, 5º ano do ensino fundamental. Juiz de Fora: CAEd, 2008.

CONTANDRIOPOULOS, André-Pierre. Avaliando a institucionalização da avaliação. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p. 705-711, 2006.

DUTRA, Luiz Henrique de Araújo. Introdução à epistemologia. São Paulo: Unesp, 2010.

HORTA NETO, João Luiz. As avaliações externas e seus efeitos sobre as políticas educacionais: uma análise comparada entre a União e os estados de Minas Gerais e São Paulo. 2013. Orientadora: Silvia Cristina Yannoulas. Tese (Doutorado em Política Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

MARINHO, G. S. et al. Pesquisa avaliativa: base epistemológica, fundamentos, abordagens e aplicações. In: LIMA, Marcos Antonio Martins; PARENTE, Francisco A. C. (Orgs.).

Epistemologias da avaliação: métodos e técnicas para aplicação. Fortaleza: Armazém da Cultura, 2016. p. 174-202.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Introdução. In: MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (Org.). Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010. p. 53-70.

MINAYO, Maria Cecília de Souza et al. Métodos, técnicas e relações em triangulação. In: MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (Org.). Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010. p. 71-103.

MUNIZ, Rita de Fátima. Os efeitos de uma sistemática de avaliação municipal na aprendizagem de alunos de 2º ano dos anos iniciais em escolas do município de Jijoca de Jericoacoara (CE). 2016. Orientadora: Adriana Eufrásio Braga. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

PELUSO, Luis Alberto. A filosofia de Karl Popper: epistemologia e racionalismo crítico. Campinas: Papirus, 1995.

PEREIRA, Júlio César. Epistemologia e liberalismo: uma introdução à filosofia de Karl R. Popper. Porto Alegre: PUCRS, 1993.

PONCE, Aníbal. Educação e luta de classes. São Paulo: Cortez, 2005.

POPPER, Karl Raimund. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 2013.

SCRIVEN, Michael. Avaliação educacional II: perspectivas, procedimentos, alternativas. Petrópolis: Vozes, 1981.

SILVA, Denize de Melo. Avaliação da gestão em escolas da rede municipal de Fortaleza-CE. 2016. Orientador: Marcos Antônio Martins Lima. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

SPAECE. O Spaece. 2018. Disponível em: http://www.spaece.caedufjf.net/avaliacao-educacional/o-programa/. Acesso em: 28 jan. 2020.

VIANNA, Heraldo Marelim. Introdução à avaliação educacional. São Paulo: Ibrasa, 1989.

VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliação educacional e o avaliador. São Paulo: Ibrasa, 2000.

Publicado

2020-03-31

Número

Sección

Artigos