OS CONTEÚDOS NO CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS: ANÁLISES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p827-846

Palavras-chave:

Educação Física, Currículo, Cultura, Conteúdo.

Resumo

O artigo descreve uma pesquisa que objetivou investigar quais são os conteúdos abordados no currículo cultural da Educação Física e o modo como isso acontece. Para tanto, submeteu à análise cultural os relatos de experiência produzidos por professores e professoras que afirmam inspirar-se na proposta. Os resultados evidenciam um rompimento com a visão tradicional do conhecimento e das atividades de ensino. Constatou-se que os conteúdos compreendem os discursos verbais e não verbais alusivos às práticas corporais, independentemente da fonte, acessados mediante situações didáticas diversificadas. Devido ao comprometimento ético-político da proposta, as situações didáticas problematizam as narrativas hegemônicas e desconstroem as representações pejorativas sobre as manifestações culturais corporais dos grupos minoritários. Consequentemente, valoriza o direito às diferenças com o recurso da etnografia, historiografia e arquegenealogia das brincadeiras, danças, lutas ou esportes tematizados nas aulas.

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Biografia do Autor

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo

Doutorado em Educação, Pós-doutorado em Currículo e Educação Física e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. É Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde exerce a função de Diretor (2018-2022) e atua nos cursos de graduação e pós-graduação, orienta pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, e supervisona pesquisas de pós-doutorado.

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Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Artigos