OS CONTEÚDOS NO CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS: ANÁLISES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Marcos Garcia Neira

Resumo


O artigo descreve uma pesquisa que objetivou investigar quais são os conteúdos abordados no currículo cultural da Educação Física e o modo como isso acontece. Para tanto, submeteu à análise cultural os relatos de experiência produzidos por professores e professoras que afirmam inspirar-se na proposta. Os resultados evidenciam um rompimento com a visão tradicional do conhecimento e das atividades de ensino. Constatou-se que os conteúdos compreendem os discursos verbais e não verbais alusivos às práticas corporais, independentemente da fonte, acessados mediante situações didáticas diversificadas. Devido ao comprometimento ético-político da proposta, as situações didáticas problematizam as narrativas hegemônicas e desconstroem as representações pejorativas sobre as manifestações culturais corporais dos grupos minoritários. Consequentemente, valoriza o direito às diferenças com o recurso da etnografia, historiografia e arquegenealogia das brincadeiras, danças, lutas ou esportes tematizados nas aulas.

Palavras-chave


Educação Física; Currículo; Cultura; Conteúdo.

Texto completo:

PDF

Referências


BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2014.

BONETTO, Pedro Xavier R. A “escrita-currículo” da perspectiva cultural de Educação Física: entre aproximações, diferenciações, laissez-faire e fórmula. Orientador: Marcos Garcia Neira. 2016. 238 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo,

Faculdade de Educação, São Paulo, 2016.

COSTA, Marisa Vorraber. Estudos culturais: para além das fronteiras disciplinares. In:COSTA, Marisa Vorraber (Org.) Estudos culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema... Porto Alegre: UFRGS, 2000. p. 13-36.

COSTA, Marisa Vorraber. Poder, discurso e política cultural: contribuições dos estudos culturais ao campo do currículo. In: LOPES, Alice C.; MACEDO, Elizabeth (Orgs.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2010. p. 133-149.

DELEUZE, Guilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. Rio de Janeiro: Editora 34, 2000.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1992.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: RABINOW, Paul; DREYFUS, Hubert. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica. São Paulo: Forense Universitária, 1999. p. 231-249.

FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Nau, 2001.

GIMENO SACRISTÁN, José. O que são conteúdos de ensino? In: GIMENO SACRISTÁN, José; PÉREZ GÓMEZ, Ángel I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 149-196.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

MÜLLER, Arthur. A avaliação no currículo cultural da Educação Física: o papel do registro na reorientação das rotas. Orientador: Marcos Garcia Neira. 2016. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo,

NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física. São Paulo: Blucher, 2011.

NEIRA, Marcos Garcia. O currículo cultural da Educação Física: por uma pedagogia da(s) diferença(s). In: NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari (org.). Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016. p. 67-105.

NEIRA, Marcos Garcia. O currículo cultural da Educação Física: pressupostos, princípios e orientações didáticas. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 4-28 jan./mar. 2018.

Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/27374. Acesso em: 12 abr. 2020.

NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. 2. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. São Paulo: Phorte, 2006.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

NEVES, Marcos Ribeiro das. O currículo cultural da Educação Física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes. Orientador: Marcos Garcia Neira. 2018. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –

Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2018.

NIETZSCHE, Friedrich. Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral. São Paulo: Editora Abril, 1983.

NUNES, Hugo César B. O jogo da identidade e diferença no currículo cultural da Educação Física. Orientador: Marcos Garcia Neira. 2018. 157 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2018.

OLIVEIRA JÚNIOR, Jorge Luiz. Significações sobre o currículo cultural da Educação Física: cenas de uma escola municipal paulistana. Orientador: Marcos Garcia Neira. 2017. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2017.

ROCHA, Mayara Alves Brito et al. As teorias curriculares nas produções acerca da Educação Física escolar: uma revisão sistemática. Currículo sem Fronteiras, v. 15, p. 178-194, 2015. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol15iss1articles/rocha-tenorio-juniorneira.pdf. Acesso em: 12 abr. 2020.

SANTOS, Ivan Luís. A tematização e a problematização no currículo cultural da Educação Física. Orientador: Marcos Garcia Neira. 2016. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2016.

SANTOS JÚNIOR, Flávio Nunes. Subvertendo as colonialidades: o currículo cultural de Educação Física e a enunciação dos saberes discentes. Orientador: Marcos Garcia Neira. 2020. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de

São Paulo, São Paulo, 2020.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

SOUSA SANTOS, Boaventura. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SOUSA SANTOS, Boaventura; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 31-83.

SUÁREZ, Daniel H. Relatos de experiencia, saber pedagógico y reconstrucción de la memoria escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 387-416, abr. 2011.

Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-

&script=sci_abstract&tlng=es. Acesso em: 14 abr. 2020.




DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p827-846

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais