PROCESSOS AVALIATIVOS EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p970-993Palavras-chave:
Avaliação diagnóstica, Avaliação educativa, Avaliação da aprendizagem em processo.Resumo
Este artigo provém de uma pesquisa de mestrado em Educação Matemática sobre um processo de formação continuada docente que teve como objeto de estudo a Avaliação da Aprendizagem em Processo – AAP, que é aplicada nas escolas estaduais paulistas. A metodologia da investigação foi a qualitativa, do tipo pesquisa-ação, conforme Thiollent. A investigação foi composta por: pesquisa documental; elaboração do processo formativo e dos instrumentos de coleta de dados e de pesquisa em campo. Neste artigo o cerne é a pesquisa documental, com um breve histórico da avaliação educacional e discussão sobre a AAP. O aporte teórico veio de estudos de Haydt, Luckesi, Hoffmann, Libâneo e Buriasco sobre avaliação. Foi realizada pesquisa nos documentos oficiais que normatizam e orientam a prática avaliativa do professor da Educação Básica, relativas à Matemática, principalmente para a Avaliação da Aprendizagem em Processo. Os resultados da pesquisa documental forneceram subsídios para compreensão sobre a proposta da AAP, sobre como ocorreu sua implantação, assim como a permanência e evolução até a presente data, além do entendimento sobre sua importância para avaliar a aprendizagem da Matemática nas escolas estaduais paulistas.
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