PROCESSOS AVALIATIVOS EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p970-993

Palavras-chave:

Avaliação diagnóstica, Avaliação educativa, Avaliação da aprendizagem em processo.

Resumo

Este artigo provém de uma pesquisa de mestrado em Educação Matemática sobre um processo de formação continuada docente que teve como objeto de estudo a Avaliação da Aprendizagem em Processo – AAP, que é aplicada nas escolas estaduais paulistas. A metodologia da investigação foi a qualitativa, do tipo pesquisa-ação, conforme Thiollent. A investigação foi composta por: pesquisa documental; elaboração do processo formativo e dos instrumentos de coleta de dados e de pesquisa em campo. Neste artigo o cerne é a pesquisa documental, com um breve histórico da avaliação educacional e discussão sobre a AAP. O aporte teórico veio de estudos de Haydt, Luckesi, Hoffmann, Libâneo e Buriasco sobre avaliação. Foi realizada pesquisa nos documentos oficiais que normatizam e orientam a prática avaliativa do professor da Educação Básica, relativas à Matemática, principalmente para a Avaliação da Aprendizagem em Processo. Os resultados da pesquisa documental forneceram subsídios para compreensão sobre a proposta da AAP, sobre como ocorreu sua implantação, assim como a permanência e evolução até a presente data, além do entendimento sobre sua importância para avaliar a aprendizagem da Matemática nas escolas estaduais paulistas.

Biografia do Autor

Vera Mônica Ribeiro, Universidade Anhanguera de São Paulo

Mestra em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN, na Linha de Pesquisa de Formação de Professores que Ensinam Matemática. Graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1988), Pedagogia pela Faculdade Paulista São José. Integrante efetiva da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo exercendo a função de Professora Coordenadora Geral na Escola de Tempo Integral E.E. Francisco Voccio

Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Universidade Anhanguera de São Paulo

É licenciada em Matemática pela Universidade de São Paulo (1973) e Pedagoga formada pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bernardo do Campo (1985), com habilitação em Administração Escolar e Orientação Educacional. É mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, stricto sensu, da Universidade Anhanguera de São Paulo e Vice-coordenadora do Comitê de ética em Pesquisa da UNIAN/SP. Avaliadora de cursos de graduação (CEESP) desde 2008.Tem experiência na área de Educação, tendo participado de diversos projetos de formação de professores e de gestores escolares. Coordenou projeto financiado pela Capes no Programa Observatório da Educação.Na área de Educação Matemática tem atuado em tecnologia educacional - principalmente na formação de professores que ensinam matemática e na educação tecnológica.

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Publicado

2020-06-26

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Artigos