APRENDIZAGENS INTERDISCIPLINARES SIGNIFICATIVAS: FILOSOFIA EM INTERLOCUÇÃO COM A ARTE
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p768-787Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Ensino de Filosofia, Arte, Estética.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de estudo desenvolvido sobre o ensino de Filosofia em interlocução com a Arte. Enfatiza-se o pressuposto de que a Arte se constitui num recurso comunicativo, perceptivo e reflexivo no processo educativo em Filosofia, sendo este concebido de modo dialógico no qual o professor caracteriza-se como importante mediador. Neste viés, se confirma a hipótese de que o reconhecimento do significado pedagógico da Arte em sala de aula pode ultrapassar o sentido usual de ilustração ou sensibilização, no ensino de Filosofia respaldado na concepção interdisciplinar na interlocução de saberes. Destaca-se, neste sentido, a dimensão da estética enquanto linguagem que propicia construção de conhecimento por meio da Arte, conhecimento este não restrito à contemplação ou à apreensão do belo, mas como componente significativo do processo de construção de saberes e reflexões de natureza filosófica.
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