APRENDIZAGENS INTERDISCIPLINARES SIGNIFICATIVAS: FILOSOFIA EM INTERLOCUÇÃO COM A ARTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p768-787

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ensino de Filosofia, Arte, Estética.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de estudo desenvolvido sobre o ensino de Filosofia em interlocução com a Arte. Enfatiza-se o pressuposto de que a Arte se constitui num recurso comunicativo, perceptivo e reflexivo no processo educativo em Filosofia, sendo este concebido de modo dialógico no qual o professor caracteriza-se como importante mediador. Neste viés, se confirma a hipótese de que o reconhecimento do significado pedagógico da Arte em sala de aula pode ultrapassar o sentido usual de ilustração ou sensibilização, no ensino de Filosofia respaldado na concepção interdisciplinar na interlocução de saberes. Destaca-se, neste sentido, a dimensão da estética enquanto linguagem que propicia construção de conhecimento por meio da Arte, conhecimento este não restrito à contemplação ou à apreensão do belo, mas como componente significativo do processo de construção de saberes e reflexões de natureza filosófica.

 

Biografia do Autor

Nadia Dumara Ruiz Silveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil. Pesquisadora e Docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo na Linha de Pesquisa “Currículo, Conhecimento, Cultura” – PUC-SP

Luis Fernando Lima e Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Educação Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Mestre em Educação Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Especialista em Ensino de Filosofia pela UFSCar, Licenciado em Filosofia.

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Publicado

2019-06-28

Edição

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Artigos