MEMÓRIAS DE UMA MOÇA BEM-COMPORTADA: ANÁLISE DA OBRA PELO VIÉS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p430-452Palavras-chave:
Memória, Teoria Histórico-Cultural, Simone de Beauvoir.Resumo
O artigo objetiva compreender o conceito de memória na Teoria Histórico-cultural, envolvendo a percepção do desenvolvimento dessa função psíquica superior em diferentes períodos da formação humana, em contraposição à forma como o desenvolvimento psíquico é apresentado ao leitor de Memórias de uma moça bem-comportada de Simone de Beauvoir. Muitos escritores abordam a temática memória por diferentes vieses, sejam eles na construção de cenários fictícios que relembram uma fase da vida, ou ainda, com a intencionalidade de desenvolver concepções filosóficas como é o caso de Simone nessa obra autobiográfica. A metodologia consiste na análise dialética do conceito de memória e como é apresentado o desenvolvimento psíquico nas recordações de vida da personagem principal da obra de Simone de Beauvoir, mediante a revisão bibliográfica dos estudos de Vigotski, fundador dessa corrente teórica e de estudiosos brasileiros. A análise permite considerar que a autora, no que concerne ao desenvolvimento da memória, perfaz um caminho de descrição de suas vivências muito próximas das considerações do psicólogo russo acerca do desenvolvimento psíquico.
Referências
ANJOS, Ricardo Eleutério dos. DUARTE, Newton. A adolescência inicial: comunicação íntima pessoal. Atividade de estudo e formação de conceitos. In: MARTINS, Lígia Márcia. ABRANTES, Angelo Antonio. FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016 p. 195-220.
ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira. Idade escolar e atividade de estudo: educação, ensino e apropriação dos sistemas conceituais. In: MARTINS, Lígia Márcia. ABRANTES, Angelo Antonio. FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016. p. 171-192.
BEAUVOIR, Simone de. Memórias de uma moça bem-comportada. Tradução Sérgio Milliet. 2 ed. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 2009. Disponível em: https://farofafilosofica.com/2016/11/21/simone-de-beauvoir-bibliografia-em-pdf/. Acesso em: 10 fev. 2019.
BEAUVOIR, Simone de. A Força da Idade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.
CHAVES, Marta. FRANCO, Adriana de Fátima. Primeira infância: educação e cuidados para o desenvolvimento humano. In: MARTINS, Lígia Márcia. ABRANTES, Angelo Antonio. FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016. p. 109-126.
ESCUDEIRO, Cristiane Moraes. (Dissertação Mestrado). O desenvolvimento da memória da Educação Infantil: contribuições da Psicologia histórico-cultural para o ensino de crianças de 4 e 5 anos. UNESP: Araraquara, 2014.
EXISTENCIALISMO. Dicionário Aurélio online. Disponível em: https://www.dicio.com.br/existencialismo/. Acesso em: 02 mar. 2019.
LAZARETTI, Lucinéia Maria. Idade pré-escolar (3-6 anos) e a educação infantil: a brincadeira de papéis sociais e o ensino sistematizado. In: MARTINS, Lígia Márcia. ABRANTES, Angelo Antonio. FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016. p. 129- 148.
LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução: Manuel Dias Duarte. Lisboa: Livros Horizontes, 1978.
LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKI, Lev Semionovich.; LURIA, Alexander.; LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. (org) Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: ícone, 1988. P. 59-84.
LURIA, A. Curso de psicologia geral: atenção e memória. v. III. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1979.
MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas – SP: Editora Autores Associados, 2013.
MARTINS, Lígia Márcia. ABRANTES, Angelo Antonio. FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.
MASSUELA, Amanda. Simone de Beauvoir: biblioteca básica. Revista Cult, 14 jan 2019. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/simone-de-beauvoir-biblioteca-basica/. Acesso em: 02 mar. 2019.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A memória em questão: uma perspectiva histórico-cultural. Revista Educação & Sociedade, ano XXI, nº 71, Jul. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v21n71/a08v2171.pdf. Acesso em: 23 fev. 2019.
TULESKI, Silvana Calvo. EIDT, Nadia Mara. A periodização do desenvolvimento psíquico: atividade dominante e a formação das funções psíquicas superiores. In: MARTINS, Lígia Márcia. ABRANTES, Angelo Antonio. FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016. p. 35-62.
VYGOTSKY, Lev Semionovich; LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
VYGOTSKI, Lev Semionovich. Obras Escogidas. Tomo I. El significado histórico de la crisis de la Psicología. Traducción José María Bravo. Madrid: Machado Grupo de Distribución. 2013.
VYGOTSKI, Lev Semionovich. Obras Escogidas. Tomo II. Pensamiento y Lenguaje conferencias sobre Psicología. Traducción José María Bravo. Madrid: Machado Grupo de Distribución. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.